Método FAMACHA©, escore corporal e de diarreia como indicadores de tratamento anti-helmíntico seletivo de ovelhas em reprodução

Authors

  • Fernanda Rosalinski-Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Griebeler Fernandes Universidade Católica do Paraná
  • Angélica Munaretto Universidade Católica do Paraná
  • Solange de Oliveira Universidade Católica do Paraná
  • Maurício Orlando Wilmsen Universidade Católica do Paraná
  • Margrit Welzel Pereira Universidade Católica do Paraná
  • Andréa Christina Ferreira Meirelles Universidade Católica do Paraná

Abstract

As parasitoses gastrintestinais constituem o principal entrave sanitário à ovinocaprinocultura, principalmente devido à resistência aos anti-helmínticos. Uma das formas de limitar a progressão da resistência aos fármacos é evitar a sua utilização em lotes ou rebanhos inteiros, restringindo seu uso aos animais que necessitam tratamento (tratamento seletivo). O objetivo deste trabalho foi estudar o uso dos escores corporal (EC) e de diarreia (ED) como indicadores do tratamento seletivo em ovinos, em comparação com o método FAMACHA© (GF) e indicadores laboratoriais de parasitismo. Foram acompanhadas quinzenalmente 15 ovelhas em lactação (agosto-novembro 2009) e após o desmame (dezembro 2009 - fevereiro de 2010) pelo GF, EC, ED, e análises laboratoriais para determinação do hematócrito (HT), proteínas plasmáticas totais (PPT) e contagem de ovos de helmintos por grama de fezes (OPG). A média de OPG se manteve estável, exceto no segundo mês de lactação (média 6057,69 OPG). Durante todo o acompanhamento, o GF foi moderadamente correlacionado ao OPG (0,37); EC (-0,32); PPT (-0,34) e HT (-0,54). Para o EC, os valores de correlação com o OPG foram de -0,35; -0,32 com GF; 0,45 com PPT e de 0,50 com HT. O ED não se mostrou um bom indicador indireto de verminose, pois não foi obtida nenhuma correlação significativa com as outras variáveis estudadas. Como o escore corporal foi correlacionado às variáveis laboratoriais em índices semelhantes aos obtidos pelo método FAMACHA©, seu uso é sugerido como ferramenta adicional de tratamento seletivo para ovelhas em lactação e nos meses subsequentes ao desmame.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-12-21

How to Cite

ROSALINSKI-MORAES, F., FERNANDES, F.G., MUNARETTO, A., DE OLIVEIRA, S., WILMSEN, M.O., PEREIRA, M.W. and MEIRELLES, A.C.F., 2012. Método FAMACHA©, escore corporal e de diarreia como indicadores de tratamento anti-helmíntico seletivo de ovelhas em reprodução . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6, pp. 1015–1023. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17290.

Issue

Section

Agricultural Sciences