Mamíferos de um Fragmento Florestal em Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro

Authors

  • Sérgio Nogueira Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Daniela Dias Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios, IOC, Fundação Oswaldo Cruz Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP 21040-360.
  • Isaac Passos de Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Andrea Cecília Sicotti Maas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mayara Almeida Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Dayana Paula Bolzan Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Débora de Souza França Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcione Brito de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriano Lúcio Peracchi Laboratório de Mastozoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, BR 465, km 7, Seropédica, RJ, Brasil, CEP 23890-000.
  • Maria de Fátima S. Ferreira Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá

Abstract

O Estado do Rio de Janeiro, cuja fauna de mamíferos é uma das mais estudadas do Brasil, ainda possui áreas pouco amostradas, para as quais nenhum estudo foi publicado. No presente estudo são listadas as espécies de mamíferos que ocorrem em fragmento florestal, localizado na região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. O rápido inventário foi realizado utilizando armadilhas do tipo Sherman e Tomahawk, armadilhas de queda, redes de neblina, avistamentos e relatos de moradores locais. Foram registradas 46 espécies de mamíferos, das quais nove encontram-se na lista da fauna ameaçada de extinção. Além disso, espécies de marsupiais Didelphis aurita e Gracilinanus microtarsus e o rato Juliomys pictipes são consideradas endêmicas da Mata Atlântica. Morcegos constituíram o grupo com maior representatividade de espécies (15,32%), seguido de roedores e carnívoros, ambos com 10,22%. Os resultados indicam que o Parque abriga 24,2% das espécies de mamíferos com ocorrência conhecida para o Estado, destacando a sua importância como área de proteção para o Médio Paraíba Fluminense, onde existem poucas unidades de conservação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-26

How to Cite

PEREIRA, S.N., DIAS, D., LIMA, I.P. de, MAAS, A.C.S., MARTINS, M.A., BOLZAN, D.P., FRANÇA, D. de S., OLIVEIRA, M.B. de, PERACCHI, A.L. and FERREIRA, M. de F.S., 2013. Mamíferos de um Fragmento Florestal em Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 4, pp. 1017–1027. [Accessed3 March 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17255.

Issue

Section

Biological Sciences