Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados com fontes de carboidratos associadas ao óleo de girassol

Authors

  • Eliane da Silva Morgado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Jane Maria Bertocco Ezequiel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Leandro Galzerano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Américo Garcia da Silva Sobrinho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Abstract

Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes fontes de carboidratos associadas ao óleo de girassol sobre o desempenho, as características quantitativas e rendimento dos cortes da carcaça de ovinos confinados. Vinte quatro cordeiros foram distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 × 2, com duas fontes de carboidratos (amido ou fibra solúvel em detergente neutro), com ou sem a inclusão de 4,2% de óleo de girassol. Os tratamentos foram constituídos por dietas com: alta fibra solúvel (17,14% na MS) sem inclusão de óleo, alta fibra solúvel (16,35% na MS) com inclusão de 4,2% de óleo de girassol, alto amido (30,14% na MS) sem inclusão de óleo e alto amido (28,21% na MS) com inclusão de 4,2% de óleo de girassol. Os animais iniciaram o experimento com peso corporal médio de 17,7 kg ± 2,6 kg e ao atingirem 35 kg de peso corporal foram abatidos. As diferentes fontes de carboidratos e a inclusão de óleo às dietas não influenciaram no tempo de confinamento, no consumo de matéria seca e no ganho de peso médio diário, porém pior conversão alimentar foi verificada para a dieta com elevado percentual de fibra solúvel em detergente neutro em comparação à dieta com elevado teor de amido. Os rendimentos da carcaça, assim como os cortes comerciais não foram influenciados pelas dietas. O desempenho, as características quantitativas e os cortes da carcaça dos cordeiros não são afetados pelas diferentes fontes de carboidratos e por suas associações com 4,2% de óleo de girassol.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-28

How to Cite

MORGADO, E. da S., EZEQUIEL, J.M.B., GALZERANO, L. and SILVA SOBRINHO, A.G. da, 2013. Desempenho e características de carcaça de cordeiros alimentados com fontes de carboidratos associadas ao óleo de girassol . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 3, pp. 712–720. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17182.

Issue

Section

Agricultural Sciences