Efeito da ingestão da polpa de manga (Mangifera indica L.) sobre os parâmetros bioquímicos séricos e integridade hepática em ratos

Authors

  • Renata Celi Lopes Toledo Universidade Federal de Viçosa
  • Larissa Froede Brito
  • Sônia Machado Rocha Ribeiro
  • Maria do Carmo Gouveia Peluzio
  • Cláudio Lisias Mafra de Siqueira
  • José Humberto de Queiroz

Keywords:

Mangifera indica L, antioxidante, ratos wistar.

Abstract

Antioxidantes presentes em frutas e hortaliças contribuem para a redução de doenças crônicas não transmissíveis. A manga (Mangifera indica L.) destaca-se por ser fonte de ácido ascórbico, carotenóides e compostos fenólicos que apresentam grande potencial antioxidante. Este trabalho teve como objetivo avaliar, em ratos Wistar, o efeito da ingestão, por 25 dias, de dietas com 3% e 10% de polpa de manga Ubá liofilizada nos parâmetros bioquímicos séricos, nos marcadores de injúria hepática (aminotransferases e malondialdeído) e na morfologia do fígado. Os parâmetros bioquímicos foram analisados a partir de kits colorimétricos, o teor de malondialdeído obtido por meio do teste de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico e a morfologia hepática analisada a partir de cortes do tecido incluídos em parafina e corados com eosina-hematoxilina. Os resultados demonstraram que a ingestão de dieta com 3 e 10% de polpa de manga não interferiu sobre os parâmetros bioquímicos séricos. A análise do marcador de peroxidação lipídica demonstrou que os animais que receberam a dieta com 10% de polpa de manga apresentaram concentração de malondialdeído maior que os que receberam a dieta controle e polpa de manga 3%. De acordo com a histologia hepática não houve diferença entre os grupos. Portanto, os resultados obtidos neste trabalho indicam que a suplementação da dieta com 10% de polpa de manga Ubá liofilizada pode interferir sobre o fígado, uma vez que, além de aumentar a peroxidação lipídica mostrou uma tendência em elevar as enzimas relacionadas à integridade hepática em ratos Wistar saudáveis demonstrando possível efeito pró-oxidativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Celi Lopes Toledo, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - Laboratório de Fermentação e Metabolismo

Published

2013-04-02

How to Cite

TOLEDO, R.C.L., BRITO, L.F., RIBEIRO, S.M.R., PELUZIO, M. do C.G., SIQUEIRA, C.L.M. de and QUEIROZ, J.H. de, 2013. Efeito da ingestão da polpa de manga (Mangifera indica L.) sobre os parâmetros bioquímicos séricos e integridade hepática em ratos . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 2. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17120.

Issue

Section

Health Sciences