Atividade antimicrobiana de óleos extraídos de açaí e de pupunha sobre o desenvolvimento de Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus

Authors

  • Marlon Lima Araújo Universidade Federal do Acre
  • Cristóvão Francisco da Costa Silva Universidade Federal do Acre
  • Rodrigo Medeiros Souza Universidade Federal do Acre
  • André Luiz Melhorança Filho Universidade Federal do Acre

Abstract

O uso de plantas medicinais como forma de combate a patologias humanas vem se tornando uma prática constante, pois a presença de algumas substâncias possibilita a produção de eficientes medicamentos. O presente trabalho objetivou avaliar o potencial antimicrobiano do óleo da semente de açaí (Euterpe oleracea Mart.) e da casca, polpa e semente de duas espécies de pupunha (Bactris gasipaes Kunth e Bactris dahlgreniana Glassman), nativas da região Amazônica, no desenvolvimento das bactérias Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Os óleos utilizados foram extraídos em soxhlet. Utilizou-se como controle, antibióticos e n-hexano. Após 24 e 48 h de incubação, as bactérias foram submetidas a leituras dos halos de inibição. Não foi verificada a presença de halo de inibição com a utilização dos óleos de açaí e pupunha sobre o desenvolvimento de P. aeruginosa. Observou-se efeito antimicrobiano do óleo das sementes de açaí e da casca das duas variedades de pupunha em S. aureus, devido presença de halo de inibição. Após 48h os tratamentos com óleo da polpa e da semente das duas espécies de pupunha não apresentaram halo de inibição, bem como o da casca de B. gasipaes, já a casca de B. dahlgreniana proporcionou inibição de 10 mm. Os halos de inibição apresentados pelos antibióticos usados como controle foram maiores nas duas bactérias, atingindo diâmetro de até 39 mm com a aplicação de penicilina após 48h.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-26

How to Cite

ARAÚJO, M.L., SILVA, C.F. da C., SOUZA, R.M. and MELHORANÇA FILHO, A.L., 2013. Atividade antimicrobiana de óleos extraídos de açaí e de pupunha sobre o desenvolvimento de Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 4, pp. 985–990. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15236.

Issue

Section

Biological Sciences