Cobertura e depósito de calda fitossanitária em plantas de café pulverizadas com equipamento original e adaptado para plantas altas

Authors

  • Marcelo da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista
  • Gilson José Leite Universidade Estadual Paulista
  • Olinto Lasmar Universidade Estadual Paulista

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a cobertura de gotas de pulverização sobre plantas de café bem como o seu depósito utilizando um pulverizador com e sem adaptação de um ramal auxiliar para plantas altas. O experimento foi realizado em outubro de 2011, no município de Patrocínio-MG, sendo as parcelas experimentais constituídas de 30 plantas da variedade Catuaí IAC-99, com aproximadamente 12 anos de idade e altura média de 3,50 metros. O experimento foi instalado seguindo um delineamento de blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições para avaliar o percentual de cobertura pela calda em papel hidrossensível fixado em quatro quadrantes e duas alturas (inferior e superior) das plantas e o depósito de calda com marcador metálico (MnSO4) sobre folhas, nas mesmas posições do papel hidrossensível, em dois volumes de aplicação (450 e 750 L ha-1). Foram realizadas coletas de folhas em quatro posições no alto e também quatro na parte baixa da copa. Os resultados das avaliações realizadas foram analisados estatisticamente pelo Teste F e, para comparação das médias, pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O ramal auxiliar instalado na parte de trás do equipamento é a forma de utilização mais indicada, em ralação à instalação na posição dianteira ou ao não uso deste recurso, bem como o volume de aplicação de 450 L ha-1 resulta em coberturas e depósitos de calda equivalentes ao volume de 750 L ha-1, considerado suficiente segundo os parâmetros avaliados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-13

How to Cite

FERREIRA, M. da C., LEITE, G.J. and LASMAR, O., 2013. Cobertura e depósito de calda fitossanitária em plantas de café pulverizadas com equipamento original e adaptado para plantas altas . Bioscience Journal [online], vol. 29, pp. 1539–1548. [Accessed8 August 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15220.

Issue

Section

Agricultural Sciences