Efeito de produtos alternativos no desempenho agronômico de tomate rasteiro

Authors

  • Karuliny das Graças Coimbra UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB
  • José Ricardo Peixoto Universidade de Brasília
  • Mateus Rollemberg Santin Universidade de Brasília.
  • Monise de Souza Nunes Universidade de Brasília.

Keywords:

Solanum lycopersicum, Tomate, Produtividade, Adubação.

Abstract

O objetivo foi avaliar o efeito de fertilizantes e compostos com possível ação fitossanitária no desempenho agronômico de cultivares de tomate rasteiro cultivado com adubação organomineral. O experimento foi realizado no período de maio a outubro de 2011, na Fazenda Ãgua Limpa-UnB Utilizou- se o delineamento utilizado foi de blocos casualizados em arranjo fatorial 8 x 2, com quatro repetições. Os fatores avaliados foram oito fertilizantes e compostos indutores de resistência (químico, Agri Sil®, Hortiplus®, Megafol®, Biofertilizante, Bion®, gesso agrícola e água) e duas cultivares de tomate rasteiro (IPA6 e AP533). Cada parcela foi constituída de 16 plantas, totalizando 1.024 plantas. Exceto o tratamento químico todos os demais tratamentos são permitidos na agricultura orgânica, o que pode vir a contribuir com estudos posteriores nessa linha. A aplicação dos tratamentos foi realizada com pulverizador costal, semanalmente num total de 10 aplicações. Ao final do ciclo da cultura foi obtida a produtividade estimada, massa fresca dos frutos por planta e por parcela, número de frutos por parcela e número de frutos com podridão apical por parcela. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey ao nível de 5% de significância. Houve interação entre os fatores avaliados para a característica de massa fresca dos frutos por parcela e número de frutos com podridão apical. Em ambas cultivares todos os tratamentos apresentou um desempenho satisfatório quanto à produtividade estimada, massa fresca de frutos por planta e número de frutos por parcela. De acordo com os resultados obtidos, os produtos testados possuem indícios de eficiência quanto a utilização em lavouras comerciais com a finalidade de garantir a produtividade e reduzir e\ou substituir parcialmente o uso de defensivos agrícolas, entretanto, estudos posteriores são necessários para que se possa confirmar a eficiência desses produtos no desempenho agronômico do tomateiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karuliny das Graças Coimbra, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB

Engenheira Agrônoma pela Universidade de Brasília. Atualmente estudante de doutorado em agronomia pela Universidade de Brasília, área de concentração-Produção Agrícola Sustentável, linha de pesquisa em Sistemas de Produção Agrícola Sustentáveis.

José Ricardo Peixoto, Universidade de Brasília

Professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV-UnB), atualmente coordenador do programa de pós graduação em agronomia-FAV-UnB.

Mateus Rollemberg Santin, Universidade de Brasília.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalha do Instituto Federal de Brasília (IFB) e doutorando em Agronomia pela Universidade de Brasília.

Monise de Souza Nunes, Universidade de Brasília.

Engenheira Agrônoma pela Universidade de Brasília, atualmente estagiária de apoio técnico.

Published

2013-08-08

How to Cite

COIMBRA, K. das G., PEIXOTO, J.R., SANTIN, M.R. and NUNES, M. de S., 2013. Efeito de produtos alternativos no desempenho agronômico de tomate rasteiro . Bioscience Journal [online], vol. 29. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15206.

Issue

Section

Agricultural Sciences