Desempenho agronômico da cultura do nabo forrageiro influenciado pelos resíduos de plantas de girassol =Oil radish development agronomic affected by sunflower plants residues

Authors

  • Camila Santos Barros de Morais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luiz Antonio Silva dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Claudia Antonia Vieira Rossetto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

O objetivo foi o de avaliar a emergência das plântulas, o crescimento das plantas, bem como a produtividade e a qualidade das sementes produzidas de nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) influenciados pelos resíduos de plantas de girassol (Helianthus annus). Para isto, o delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram representadas por área com e sem resíduos de plantas de girassol e, as subparcelas, por seis épocas de coleta (20, 40, 60, 80, 100 e 120 dias após a semeadura - DAS). Os resíduos de plantas de girassol não interferiram no estabelecimento das plântulas de nabo forrageiro, reduziram a produção de sementes por planta e favoreceram o vigor das sementes produzidas. Após 40 DAS, houve prejuízo ao desenvolvimento das plantas, à eficiência de translocação dos fotoassimilados e ao acúmulo de nutrientes de plantas de nabo forrageiro provenientes de área com resíduos de girassol.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-01-17

How to Cite

MORAIS, C.S.B. de, SANTOS, L.A.S. dos and ROSSETTO, C.A.V., 2014. Desempenho agronômico da cultura do nabo forrageiro influenciado pelos resíduos de plantas de girassol =Oil radish development agronomic affected by sunflower plants residues. Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 1, pp. 117–128. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15200.

Issue

Section

Agricultural Sciences