Bacillus subtilis: enraizamento e crescimento de miniestacas de eucalipto em Sinop, norte de Mato Grosso =Bacillus subtilis: rooting and growth of eucalyptus mini-cuttings in Sinop, northern Mato Grosso

Authors

  • Livia Deice Raasch Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria Bonaldo Universidade Federal de Mato Grosso
  • André Aparecido Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

A crescente demanda pela implantação de florestas plantadas tem exigido diversos estudos para inovações no processo de produção e melhor aproveitamento econômico da floresta. O uso de rizobactérias promotoras de crescimento em plantas vem despontando como uma alternativa viável para otimizar o desenvolvimento e produção dessas florestas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o enraizamento e crescimento de miniestacas em cinco clones de eucalipto, H13, 1004, GG100, 1277 e I144, mediado por rizobactérias, através de um inoculante biológico que possui em sua formulação como princípio ativo a rizobactéria Bacillus subtilis. A inoculação foi realizada de três maneiras distintas: diretamente no substrato, por imersão das miniestacas em suspensão de inóculo e pela combinação dos referidos métodos, sendo comparado com o tratamento testemunha que seguiu o padrão do viveiro. Foram avaliados, número de raízes emitidas abaixo do tubete, comprimento de raízes (cm), massa fresca e seca do sistema radicular e da parte aérea (g) e altura (cm) das mudas. Os resultados variaram de acordo com o clone, parâmetros avaliados e método de inoculação. Com base nos resultados houve ganho significativo em todos os parâmetros analisados, com aumento na emissão de raízes de até 53,2%. Na biomassa do sistema radicular e da parte aérea, houve incrementos que variaram entre 45,9 e 45,1%, respectivamente. Para o crescimento das mudas observou-se aumento, variando entre 20,3 a 37,2%. Estes resultados indicam o potencial de uso da rizobactéria Bacillus subtilis para incrementar a produção de mudas de eucalipto em viveiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-11-13

How to Cite

RAASCH, L.D., BONALDO, S.M. and OLIVEIRA, A.A.F. de, 2013. Bacillus subtilis: enraizamento e crescimento de miniestacas de eucalipto em Sinop, norte de Mato Grosso =Bacillus subtilis: rooting and growth of eucalyptus mini-cuttings in Sinop, northern Mato Grosso. Bioscience Journal [online], vol. 29, pp. 1446–1457. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15179.

Issue

Section

Agricultural Sciences