Avaliação histoquímica da permeabilidade dentinária após a utilização do edta como auxiliar na irrigação do canal radicular

Authors

  • Márcia Maria Bonetti Universidade Federal de Uberlândia
  • Camilla Christian Gomes Moura Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Antonieta Veloso Carvalho de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • João Carlos Gabrielli Biffi Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O presente estudo avaliou a permeabilidade dentinária em toda a extensão do canal radicular após o uso do EDTA associado a diferentes concentrações de NaOCl. Foram utilizados cinquenta incisivos bovinos divididos em cinco grupos experimentais (n=10) de acordo com as soluções irrigantes empregadas: G1- NaOCl 1%; G2- NaOCl 5,25%; G3- NaOCl 1% + EDTA; G4- NaOCl 5,25% + EDTA; G5- Ãgua destilada (grupo controle). Após o preparo biomecânico, as raízes foram submetidas ao método de coloração histoquímico com sulfato de cobre a 10% e ácido rubeânico a 1% para identificação da permeabilidade dentinária. Para a análise morfométrica as amostras foram seccionadas transversalmente, obtidas três secções de cada terço, desidratadas e clarificadas. Analisadas em microscopia óptica para quantificar a penetração dos íons cobre na dentina radicular. Após a análise estatística dos dados, os resultados indicaram que, houve diferença significativa entre os terços analisados seguindo uma ordem de efetividade do terço cervical maior que o médio e este maior que o apical. Entretanto, nenhuma diferença significante em relação à permeabilidade foi encontrada quando se comparou as diferentes soluções estudadas. Concluiu-se que o uso do EDTA associado com diferentes concentrações de hipoclorito de sódio, como irrigante final, não promoveu alteração na permeabilidade dentinária no canal radicular em relação as soluções usadas isoladamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-04

How to Cite

BONETTI, M.M., CHRISTIAN GOMES MOURA, C., VELOSO CARVALHO DE OLIVEIRA, M.A. and GABRIELLI BIFFI, J.C., 2013. Avaliação histoquímica da permeabilidade dentinária após a utilização do edta como auxiliar na irrigação do canal radicular . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 231–236. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15170.

Issue

Section

Health Sciences