Deficiências de macronutrientes no estado nutricional de mudas de bananeira tipo prata

Authors

  • Enilson de Barros Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Bruna Pereira de Souza Universidade Federal do s Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Sérgio Luiz Rodrigues Donato Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano
  • Edson Perito Amorim Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mandioca e Fruticultura Tropical
  • Felipe Paolinelli de Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Mirielle de Oliveira Almeida Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Abstract

Objetivou-se avaliar o efeito da deficiência dos macronutrientes no crescimento e estado nutricional de mudas de bananeira tipo Prata. Os tratamentos foram dois genótipos Prata-Anã e seu híbrido PA42-44 cultivados em solução nutritiva na presença e ausência dos macronutrientes. Após 100 dias foram avaliados a área foliar, a massa seca das raízes, rizoma e folhas e, os teores de macronutrientes na massa seca de cada parte da planta. Com esses resultados calcularam-se os índices: eficiência de absorção, de transporte e de utilização dos macronutrientes. As deficiências de N para Prata-Anã e Mg para híbrido PA42-44 foram as que mais limitaram o crescimento dos genótipos. O acúmulo de nutrientes correspondeu à seguinte ordem N > K > Ca > P > Mg > S para Prata-Anã e N > K > Ca > P > S > Mg para o híbrido PA42-44, o que reflete as exigências da planta. O híbrido PA42-44 apresentou maior eficiência de absorção de todos macronutrientes, em solução completa. Os tratamentos não diferiram quanto a eficiência de transporte dos macronutrientes, exceto na omissão de Mg, onde a maior eficiência ocorreu no híbrido PA 42-44. A omissão de P, K, Ca, Mg e S na nutrição dos dois genótipos de banana resulta em maior eficiência de utilização, comparado com as plantas nutridas adequadamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-01-17

How to Cite

SILVA, E. de B., SOUZA, B.P. de, DONATO, S.L.R., AMORIM, E.P., CARVALHO, F.P. de and ALMEIDA, M. de O., 2014. Deficiências de macronutrientes no estado nutricional de mudas de bananeira tipo prata . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 1, pp. 82–92. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15090.

Issue

Section

Agricultural Sciences