Qualidade da aplicação de inseticida em amendoim (Arachis hypogaea L.), com e sem adjuvantes na calda, sob chuva simulada

Authors

  • Marcelo da Costa Ferreira Unesp Jaboticabal
  • Olinto Lasmar Unesp Jaboticabal
  • Sergio Tadeu Decaro Junior Unesp Jaboticabal
  • Samira Scaff Neves Unesp Jaboticabal
  • Letícia Henrique de Azevedo Unesp Jaboticabal

Keywords:

Tecnologia de aplicação, Pulverização, Tripes, Gotas, Distribuição

Abstract

O trabalho objetivou avaliar os perfis de distribuição volumétrica, o diâmetro de gotas, a tensão superficial, o ângulo de contato de gotas e a deposição de calda de pulverização sobre folhas de amendoim (Arachis hypogaea L.) submetidas à chuva artificial, em comparação à deposição sem chuva, usando-se dois modelos de pontas hidráulicas de jatos planos e caldas inseticidas com e sem adição de adjuvantes. Utilizou-se mesa de deposição para análise da distribuição volumétrica, analisador de partículas a laser para avaliar o diâmetro de gotas formadas pelas pontas SF 110015 e XR 110015 e tensiômetro para as análises de tensão e ângulo de contato de gotas. As caldas avaliadas foram: água, lambda-cialotrina, lambda-cialotrina + tributilcitrat + polidimetilsiloxano e lambda-cialotrina + óleo mineral. Os ensaios seguiram um delineamento inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as comparações das médias pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Concluiu-se que deve ser considerado um espaçamento máximo na barra de pulverização de 50 e 90 cm entre as pontas, para SF 110015 e XR 110015, respectivamente. O efeito dos adjuvantes no diâmetro de gotas depende da ponta de pulverização e do produto empregado, sendo que a adição dos adjuvantes à calda afetou o risco potencial de deriva; O Diâmetro Mediano Volumétrico (DMV) das gotas produzidas pelas pontas enquadraram-se na classe fina e não foram influenciados pelos adjuvantes. O tributilcitrat + polidimetilsiloxano pode ser indicado para melhorar a cobertura e deposição de gotas no alvo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo da Costa Ferreira, Unesp Jaboticabal

Professor Adjunto do Departamento de Fitossanidade na Unesp de Jaboticabal

Olinto Lasmar, Unesp Jaboticabal

Engenheiro agrônomo mestre em Entomologia, atualmente doutorando na Unesp de Jaboticabal.

Sergio Tadeu Decaro Junior, Unesp Jaboticabal

Engenheiro agrônomo, atualmente mestrando em Produção Vegetal na Unesp de Jaboticabal.

Samira Scaff Neves, Unesp Jaboticabal

Engenheira agrônoma, atualmente mestranda em Produção Vegetal na Unesp de Jaboticabal.

Letícia Henrique de Azevedo, Unesp Jaboticabal

Engenheira agrônoma, atualmente mestranda em Entomologia na Unesp de Jaboticabal.

Published

2013-07-01

How to Cite

FERREIRA, M. da C., LASMAR, O., DECARO JUNIOR, S.T., NEVES, S.S. and DE AZEVEDO, L.H., 2013. Qualidade da aplicação de inseticida em amendoim (Arachis hypogaea L.), com e sem adjuvantes na calda, sob chuva simulada . Bioscience Journal [online], vol. 29. [Accessed17 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15082.

Issue

Section

Agricultural Sciences