Pigmentos fotossintéticos e índice SPAD como descritores de intensidade do estresse por deficiência hídrica em cana-de-açúcar

Authors

  • Marcelo de Almeida Silva Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP
  • Claudiana Moura dos Santos UNESP
  • Hermeson dos Santos Vitorino UNESP
  • Andressa Freitas de Lima Rhein UNESP

Keywords:

Saccharum spp.. Cultivares. Clorofila. Carotenóides. Estresse hídrico.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas da cana-de-açúcar submetida à deficiência hídrica por meio de pigmentos fotossintéticos (clorofilas a, b, total a + b, relação clorofilas a/b e carotenoides) e verificar o uso do índice SPAD como ferramenta de diferenciação de cultivares. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde quatro cultivares (IACSP95-5000, RB835054, RB928064 e SP80-3280) foram cultivadas em vasos. Após 65 dias do plantio, foram implementados dois tratamentos, sem deficiência (-D) e com deficiência hídrica (+D). Cultivares de cana-de-açúcar respondem diferentemente em relação aos pigmentos fotossintéticos quando submetidas à deficiência hídrica. As cultivares IACSP95-5000 e RB928064 têm menor efeito do estresse por falta de água, atribuído à capacidade da manutenção dos conteúdos de clorofilas e de carotenoides, além de maiores valores de índice SPAD, sob essa condição. A deficiência hídrica afeta com maior intensidade as cultivares RB835054 e SP80-3280 devido às maiores reduções nos pigmentos fotossintéticos e no índice SPAD. índice SPAD é correlacionado com conteúdo de clorofilas e carotenoides em cana-de-açúcar e pode ser utilizado como técnica na seleção de cultivares tolerantes à deficiência hídrica em programas de melhoramento genético.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo de Almeida Silva, Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP

Departamento de Produção Vegetal

Claudiana Moura dos Santos, UNESP

Departamento de Produção Vegetal - Agricultura. Área Fisiologia e Bioquímica da Cana-de-açúcar.

Hermeson dos Santos Vitorino, UNESP

Departamento de Produção Vegetal - Agricultura. Área Fisiologia da Cana-de-açúcar.

Andressa Freitas de Lima Rhein, UNESP

Departamento de Produção Vegetal - Agricultura. Área Fisiologia Vegetal.

Published

2013-11-20

How to Cite

SILVA, M. de A., SANTOS, C.M. dos, VITORINO, H. dos S. and RHEIN, A.F. de L., 2013. Pigmentos fotossintéticos e índice SPAD como descritores de intensidade do estresse por deficiência hídrica em cana-de-açúcar . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 1. [Accessed21 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15057.

Issue

Section

Agricultural Sciences