Caracterização física e físico-química de frutos de araticum (Annona crassiflora Mart.)

Authors

  • Juracy Rocha Braga Filho Agrodefesa
  • Ronaldo Veloso Naves UFG
  • Lázaro José Chaves UFG
  • Larissa Leandro Pires UFG
  • Luciene Teixeira Mazon Agristar

Keywords:

Annonaceae, Annona crassiflora, Frutífera do Cerrado

Abstract

Este trabalho objetivou caracterizar física e quimicamente frutos de araticum coletados de populações naturais de plantas localizadas em cinco áreas de Cerrado do estado de Goiás. O trabalho foi realizado na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Os frutos maduros foram avaliados individualmente, por área e por planta. Determinaram-se: massas do fruto, da polpa e da casca, diâmetro e altura do fruto, número total de sementes e de sementes defeituosas por fruto, massa das sementes, cores do fruto, da casca e da polpa, textura da casca e teor de sólidos solúveis totais. As características físicas mostraram variação significativa entre frutos de plantas das diferentes áreas. A massa média do fruto foi de 872,06 g. A polpa, parte de importância econômica, representou cerca de 47% dessa massa, cuja variação por região foi de 44% a 49%. O número de sementes foi elevado, em média 108, representando 15,8% da massa do fruto. Há tendência para a cor marrom da casca, assim como para a cor amarelada ou creme da polpa. Observou-se uma variação de textura da casca, desde lisa até rugosa. Do total de 219 frutos avaliados, 15,5% apresentaram o orifício de saída de Bephratelloides pomorum. Houve diferenças significativas entre áreas e entre plantas dentro de áreas para todas as variáveis físicas. A massa média dos frutos de araticum foi de 872,06 g com rendimento médio de polpa, casca e sementes de: 46,8%, 37,4% e 15,8%, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juracy Rocha Braga Filho, Agrodefesa

Fiscal Estadual Agropecuário, formado em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Agronomia, na área de concentração Produção Vegetal. Sendo o Mestrado ligado ao Setor de Fitossanidade e o Doutorado ao Setor de Engenharia Rural da EA/UFG.

Ronaldo Veloso Naves, UFG

Professor de fruticultura da EA/UFG, Doutor em Produção Vegetal

Lázaro José Chaves, UFG

Professor do Setor de Genética e Melhoramento de Plantas da EA/UFG, Doutor.

Larissa Leandro Pires, UFG

Professora do Setor de Horticultura da EA/UFG, Doutora.

Luciene Teixeira Mazon, Agristar

Engª. Agrônoma da Estação Experimental de Orizona, Agristar.

Published

2013-11-20

How to Cite

BRAGA FILHO, J.R., NAVES, R.V., CHAVES, L.J., PIRES, L.L. and MAZON, L.T., 2013. Caracterização física e físico-química de frutos de araticum (Annona crassiflora Mart.) . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 1. [Accessed22 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14130.

Issue

Section

Agricultural Sciences