Resistência à mancha preta e qualidade agronômica de plantas rc1f2 de cruzamentos do híbrido anfidiplóide (Arachis ipaensis x A. duranensis) com o amendoim cultivado (A. hypogaea)

Authors

  • João Francisco dos Santos Instituto Agronômico Campinas
  • Ignácio José de Godoy Instituto Agronômico Campinas
  • Marcos Doniseti Michelotto Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Alessandra Pereira Fávero Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Abstract

A resistência à mancha preta (Cercosporidium personatum) e a condição agronômica de plantas de amendoim foram avaliadas em populações RC1F2 obtidas de cruzamentos do anfidiplóide (Arachis ipaensis x Arachis duranensis) com o genitor recorrente, cultivar Runner IAC 886. O experimento foi conduzido em condições de campo, em Pindorama, SP., sob condições naturais de ocorrência da doença. A doença foi avaliada em cada planta, em duas épocas, usando uma escala de notas visuais de 1 a 9, considerando o número de lesões nas folhas e a desfolha causada pela doença. Foi realizada após a colheita, em 90 plantas tomadas ao acaso, a avaliação da produção de vagens e grãos/planta, o rendimento de grãos após descascamento, massa média de grãos, número de vagens/planta, número e porcentagem de vagens com dois grãos. Os resultados mostraram ampla variabilidade para resistência à doença. Dependendo do genitor hypogaea utilizado nos cruzamentos iniciais com o anfidiplóide, 4,2 a 7,7% de plantas portadoras de resistência próxima a do parental silvestre resistente (A. ipaensis) foram resgatadas em F2. Observaram-se diferenças significativas entre plantas RC1F2 em função da planta F1 da qual descendem, tanto para resistência à doença como para caracteres agronômicos, tendo em vista a condição segregante das plantas F4 utilizadas nos cruzamentos com o genitor recorrente, cultivar Runner IAC 886. As correlações negativas observadas entre resistência à doença e caracteres agronômicos como produção de vagens e grãos/planta e massa média de grãos sugerem a necessidade de novo ciclo de retrocruzamentos para quebrar eventuais ligações indesejáveis e gerar indivíduos resistentes mais próximos do padrão comercial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-30

How to Cite

SANTOS, J.F. dos, GODOY, I.J. de, MICHELOTTO, M.D. and FÁVERO, A.P., 2013. Resistência à mancha preta e qualidade agronômica de plantas rc1f2 de cruzamentos do híbrido anfidiplóide (Arachis ipaensis x A. duranensis) com o amendoim cultivado (A. hypogaea) . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 2, pp. 280–287. [Accessed10 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14110.

Issue

Section

Agricultural Sciences