Variabilidade espacial de atributos físico-químicos do solo usando técnicas de análise de componentes principais e geoestatística

Authors

  • Sueli Martins de Freitas Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Daniel Marçal de Queiroz Universidade Federal de Viçosa
  • Gracielly Ribeiro de Alcântara Universidade Federal de Viçosa
  • Elton Fialho dos Reis Universidade Estadual de Goiás

Abstract

Este trabalho tem por objetivo utilizar a análise multivariada em conjunto com a geoestatística para estudo da variabilidade espacial dos atributos físico-químicos do solo em áreas de plantio direto de soja em sucessão com milho. Em um talhão de 22 hectares, para a qual foi definida uma grade amostral de 40 x 40 m, perfazendo um total de 120 pontos, foram coletadas em cada ponto amostras de solo para análises físico-químicas. Os dados foram analisados por meio de componentes principais como forma a identificar novas variáveis, gerando-se novos valores para cada ponto amostral. Foram extraídos três componentes, que explicaram 78,11% da variabilidade total dos dados. Em seguida, foi utilizada a análise geoestatística para verificar a existência de dependência espacial dos dados gerados para as componentes principais selecionadas, o que foi feito a partir do ajuste de funções teóricas aos modelos de semivariogramas experimentais. A CP2 não apresentou dependência espacial. As componentes principais 1 e 3 apresentaram dependência espacial e correlacionaram-se respectivamente, com a textura e fertilidade do solo e com a acidez do solo. A técnica de análise multivariada em conjunto com a geoestatística diminuiu o número de mapas facilitando a análise da variabilidade espacial dos atributos avaliados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-10

How to Cite

ALVES, S.M. de F., QUEIROZ, D.M. de, ALCÂNTARA, G.R. de and REIS, E.F. dos, 2014. Variabilidade espacial de atributos físico-químicos do solo usando técnicas de análise de componentes principais e geoestatística . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 22–30. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/14069.

Issue

Section

Agricultural Sciences