Crescimento micelial, produção e germinação de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum na presença de fungicidas químicos e Trichoderma harzianum

Authors

  • Willian Luis Antonio Zancan Universidade Federal de Lavras
  • José da Cruz Machado Universidade Federal de Lavras
  • Bruno Figueiredo Moretti de Sousa Universidade Federal de Lavras
  • Christiano de Sousa Machado de Matos Universidade Federal de Lavras

Abstract

O controle químico e biológico de Sclerotinia sclerotiorum têm sido métodos dos mais empregados para o manejo do mofo branco em diversas culturas, reduzindo com isso os danos na qualidade e produtividade de grãos. Neste trabalho o objetivo foi avaliar a sensibilidade in vitro de isolados de S. sclerotiorum a fungicidas e um agente de controle biológico, comumente encontrado no mercado para tratamento de sementes de espécies vegetais. Foram estabelecidos como tratamentos: testemunha, tiofanato metílico, fluazinam, piraclostrobina, fluquinconazol, procimidone e Trichoderma harzianum em 5 concentrações (5, 10, 50, 100 e 500 ppm) e 4 repetições. Os produtos foram misturados ao substrato BDA, ainda em fase liquida, e adicionado em cada placa de petri na proporção de 20 mL por placa. Após a solidificação do meio, foi depositado ao centro de cada placa de Petri um disco de 0,6 cm de diâmetro contendo micélio do fungo e avaliado o crescimento micelial, para obtenção do gráfico de correspondência entre esta variável e as concentrações dos produtos. Os fungicidas e antagonista utilizados foram eficazes em reduzir o crescimento micelial dos dois isolados do fungo, havendo variações do comportamento destes isolados. Em relação a produção de escleródios, os maiores valores ocorreram na testemunha, seguido dos tratamentos piraclostrobina e tiofanato metílico, não havendo nenhuma unidade formada no tratamento referente ao antagonista, T. harzianum. Todos os escleródios produzidos foram capazes de germinar independente das concentrações dos fungicidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

ZANCAN, W.L.A., MACHADO, J. da C., SOUSA, B.F.M. de and MATOS, C. de S.M. de, 2012. Crescimento micelial, produção e germinação de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum na presença de fungicidas químicos e Trichoderma harzianum . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 5, pp. 782–789. [Accessed22 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13909.

Issue

Section

Agricultural Sciences