Crescimento micelial, produção e germinação de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum na presença de fungicidas químicos e Trichoderma harzianum

Authors

  • Willian Luis Antonio Zancan Universidade Federal de Lavras
  • José da Cruz Machado Universidade Federal de Lavras
  • Bruno Figueiredo Moretti de Sousa Universidade Federal de Lavras
  • Christiano de Sousa Machado de Matos Universidade Federal de Lavras

Abstract

O controle químico e biológico de Sclerotinia sclerotiorum têm sido métodos dos mais empregados para o manejo do mofo branco em diversas culturas, reduzindo com isso os danos na qualidade e produtividade de grãos. Neste trabalho o objetivo foi avaliar a sensibilidade in vitro de isolados de S. sclerotiorum a fungicidas e um agente de controle biológico, comumente encontrado no mercado para tratamento de sementes de espécies vegetais. Foram estabelecidos como tratamentos: testemunha, tiofanato metílico, fluazinam, piraclostrobina, fluquinconazol, procimidone e Trichoderma harzianum em 5 concentrações (5, 10, 50, 100 e 500 ppm) e 4 repetições. Os produtos foram misturados ao substrato BDA, ainda em fase liquida, e adicionado em cada placa de petri na proporção de 20 mL por placa. Após a solidificação do meio, foi depositado ao centro de cada placa de Petri um disco de 0,6 cm de diâmetro contendo micélio do fungo e avaliado o crescimento micelial, para obtenção do gráfico de correspondência entre esta variável e as concentrações dos produtos. Os fungicidas e antagonista utilizados foram eficazes em reduzir o crescimento micelial dos dois isolados do fungo, havendo variações do comportamento destes isolados. Em relação a produção de escleródios, os maiores valores ocorreram na testemunha, seguido dos tratamentos piraclostrobina e tiofanato metílico, não havendo nenhuma unidade formada no tratamento referente ao antagonista, T. harzianum. Todos os escleródios produzidos foram capazes de germinar independente das concentrações dos fungicidas.

Published

2012-10-30

Issue

Section

Agricultural Sciences

How to Cite

Crescimento micelial, produção e germinação de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum na presença de fungicidas químicos e Trichoderma harzianum . Bioscience Journal [online], 2012. [online], vol. 28, no. 5, pp. 782–789. [Accessed16 May 2025]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13909.