Germinação e vigor de sementes de Clitoria fairchildiana R. A. Howard. - Fabaceae em função da coloração do tegumento e temperaturas

Authors

  • Edna Ursulino Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Magnólia Martins Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Riselane de Lucena Alcântara Bruno Universidade Federal da Paraíba
  • Katiane da Rosa Gomes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Leandra Matos Barrozo Universidade Federal da Paraíba
  • Sueli da Silva Santos-Moura Universidade Federal da Paraíba
  • Edson de Almeida Cardoso Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Clitoria fairchildiana Howard, nativa da região amazônica é bastante utilizada em programas de reflorestamento, na arborização de ruas, praças públicas, rodovias e estacionamentos devido à sua copa larga e frondosa e ao seu rápido crescimento. Diante de sua importância realizou o trabalho com o objetivo de estudar a influência da coloração do tegumento e da temperatura na germinação e vigor de sementes de C. fairchildiana. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Análise de Sementes, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Paraíba, em Areia - PB. Avaliou-se a germinação das sementes marrons e pretas em temperaturas constantes (25, 30 e 35 °C) e alternada (20-30 °C). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 4 (coloração e temperaturas), em quatro repetições. As variáveis analisadas foram: germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento e massa seca de plântulas. A qualidade fisiológica das sementes de Clitoria fairchildiana de coloração preta é inferior comparativamente à de coloração marrom, independentemente da temperatura utilizada para sua avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-04

How to Cite

ALVES, E.U., ALVES, M.M., BRUNO, R. de L.A., SILVA, K. da R.G. da, BARROZO, L.M., SANTOS-MOURA, S. da S. and CARDOSO, E. de A., 2013. Germinação e vigor de sementes de Clitoria fairchildiana R. A. Howard. - Fabaceae em função da coloração do tegumento e temperaturas . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 216–223. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13886.

Issue

Section

Biological Sciences