Biologia e comportamento do percevejo predador, Orius insidiosus (SAY, 1832) (Hemiptera: anthocoridae) em milho Bt e não Bt

Authors

  • Simone Martins Mendes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Milho e Sorgo
  • Katia Gisele Boregas Brasil Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Milho e Sorgo
  • Matheus Soares Waquil Universidade Federal de Viçosa
  • Rosangela Cristina Marucci Centro Universitário de Sete Lagoas
  • José Magid Waquil Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Abstract

Orius insidiosus é um percevejo predador associado à cultura do milho no Brasil. No entanto, poucos estudos relacionam sua biologia e comportamento sobre as pragas-alvo e o efeito indireto do milho Bt através de sua presa O objetivo desse trabalho foi avaliar aspectos biológicos de O. insidiosus alimentado com ovos de Spodoptera frugiperda e o efeito da alimentação dessa presa em milho Bt, expressando a proteína Cry1A(b), nos seus aspectos biológicos e comportamentais. Os ensaios foram conduzidos em câmara climatizada a 25  1 ºC de temperatura, 12 horas de fotoperíodo e 60  10% de umidade relativa. Ovos de O. insidiosus foram retirados da criação de pesquisa mantida em laboratório e ninfas de primeiro ínstar foram isoladas e mantidas de acordo com o tratamento. Para os ensaios com larvas de S. frugiperda que se alimentaram em milho Bt, utilizaram-se plantas nos estádios vegetativos entre V5 e V8. As variáveis avaliadas foram: a sobrevivência de ninfas, 48 h após a emergência e ninfas do 4º e 5º instares; o período de desenvolvimento das ninfas do 4º e 5º ínstares e a não preferência para alimentação entre lavas de S. frugiperda alimentadas em milho Bt e não Bt. O predador completou a fase ninfal em 11,94 dias apenas com alimentação de ovos de S. frugiperda. O primeiro ínstar apresentou sobrevivência menor do que aos demais avaliados. A alimentação de ninfas de O. insidiosus com larvas de S. frugiperda alimentadas em milho Bt e não Bt não afetou significativamente o desenvolvimento nem a sobrevivência do predador, que apresentou uma maior preferência para as larvas que se alimentaram em milho Bt, provavelmente devido ao tamanho reduzidos dessas larvas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

MENDES, S.M., BRASIL, K.G.B., WAQUIL, M.S., MARUCCI, R.C. and WAQUIL, J.M., 2012. Biologia e comportamento do percevejo predador, Orius insidiosus (SAY, 1832) (Hemiptera: anthocoridae) em milho Bt e não Bt . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 5, pp. 753–761. [Accessed26 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13713.

Issue

Section

Agricultural Sciences