Detecção e erradicação de fungos associados às sementes de algodoeiro empregadas em Chapadão do Sul, MS, pelo uso de produtos quimicos

Authors

  • André Augusto Chumpati Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gustavo de Faria Theodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hectory de Castro Correia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Vogel Cortina Theodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

O objetivo deste trabalho foi estimar a incidênciae a eficiênciade produtos químicos na erradicação de fungos associados às sementes de algodoeiro empregadas na região de Chapadão do Sul, MS. Foram 18 amostras de sementes de cultivares utilizadas na região, separados em grupos com e sem desinfestação superficial, por hipoclorito de sódio a 1%, por cinco minutos. Os fungos foram identificados morfologicamente com o auxilio de microscópio e foi estimada sua incidência nas sementes. Avaliou-se o efeito de fungicidas na erradicação de fungos em sete amostras de sementes. As sementes de três destas amostras foram desinfestadas superficialmente para avaliar o efeito dos tratamentos em função da localização dos fungos nas sementes. Houve baixa incidência de fungos fitopatogênicos e a prevalência daqueles associados ao armazenamento. De uma forma geral, todos os fungicidas mostraram eficiência semelhante e diferiram significativamente do tratamento testemunha.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

CHUMPATI, A.A., THEODORO, G. de F., CORREIA, H. de C. and THEODORO, J.V.C., 2012. Detecção e erradicação de fungos associados às sementes de algodoeiro empregadas em Chapadão do Sul, MS, pelo uso de produtos quimicos . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 5, pp. 734–744. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13648.

Issue

Section

Agricultural Sciences