Comportamento de prova do pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Hemiptera: aphididae) em plantas de trigo tratadas com silício e dimetoato

Authors

  • Jair Campos Moraes Universidade Federal de Lavras
  • Márcio Marcos Goussain Universidade Federal de Lavras
  • Michelle Vilela Universidade Federal de Lavras
  • Ernesto Prado EcoCentro, Unidade Regional Epamig Sul de Minas

Abstract

No presente trabalho objetivou-se avaliar o efeito do silício e do inseticida dimetoato no comportamento de prova do pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Hemiptera: Aphididae) em plantas de trigo. Os tratamentos foram: 1) silício no solo, 2) silício no solo + foliar, 3) silício via foliar, 4) silício no solo + aplicação de inseticida, 5) silício no solo + foliar e aplicação de inseticida, 6) silício via foliar + aplicação de inseticida, 7) sem silício e aplicação de inseticida e 8) sem silício e sem aplicação de inseticida. Os dados foram comparados pela análise de variância multifatorial para cada um dos fatores separadamente. Os dados de porcentagem foram analisados pelo teste de qui-quadrado. Não foi verificado interação do silício e dimetoato e, também, do efeito isolado do silício no comportamento de prova do pulgão. Entretanto, em plantas tratadas com dimetoato, uma maior porcentagem de insetos apresentaram fase xilemática e um menor número de pulgões alcançaram o floema. De maneira geral, a aplicação do dimetoato mudou o comportamento de prova do pulgão-verde.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-04

How to Cite

MORAES, J.C., GOUSSAIN, M.M., VILELA, M. and PRADO, E., 2013. Comportamento de prova do pulgão-verde Schizaphis graminum (Rond.) (Hemiptera: aphididae) em plantas de trigo tratadas com silício e dimetoato . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 83–90. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13556.

Issue

Section

Agricultural Sciences