Influência do estresse hídrico e salino na germinação de Urochloa decumbens e Urochloa ruziziensis

Authors

  • Maria Renata Rocha Pereira Unesp/Botucatu
  • Cibele Chalita Martins Fatec
  • Guilherme Sasso Ferreira Souza Unesp/Botucatu
  • Dagoberto Martins Unesp/Botucatu

Keywords:

potencial osmótico, estresse osmótico, planta daninha, salinidade

Abstract

Os estudos relacionados com a resposta germinativa de sementes submetidas à condição de estresses artificiais são ferramentas para um melhor entendimento da capacidade de sobrevivência e adaptação destas espécies em condições de estresses naturais, como a seca e solos salinizados, comuns em regiões agrícolas e florestais, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias de manejo. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos dos estresses hídrico e salino na germinação de sementes de Urochloa decumbens e Urochloa ruziziensis. O ensaio foi conduzido na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, campus de Capão Bonito. A semeadura foi realizada com quatro repetições de 50 sementes em papel umedecido com soluções nos potenciais osmóticos de 0,0; -0,2; -0,4 e -0,8 MPa, induzidos com polietileno glicol (PEG 6000) e NaCl. O teste de germinação foi conduzido a 25°C na presença de luz, avaliando-se a primeira contagem do teste aos sete dias após a semeadura e, semanalmente, a germinação (plântulas normais) até os 35 dias. Foi calculado o índice de velocidade de germinação. A análise dos resultados permitiu a conclusão de que o estresse hídrico acarreta maior redução no vigor, velocidade de germinação e germinação acumulada de sementes de U. decumbens e U. ruziziensis do que o estresse salino. A espécie U. decumbens apresentou maior tolerância aos estresses hídrico e salino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Renata Rocha Pereira, Unesp/Botucatu

Graduação em Eng. Florestal pela UFLA, mestrado e doutorado em Agronomia - Irrigação e Drenagem pela FCA/Unesp,pós doutorado em andamento pela FCA/Unesp

Cibele Chalita Martins, Fatec

Eng. agrônoma, Dra. em agronomia pela Esalq, Professora na Fatec

Guilherme Sasso Ferreira Souza, Unesp/Botucatu

Graduação em Agronomia pela Unicastelo, doutorando em Agronomia - Agricultura pela FCA/Unesp

Dagoberto Martins, Unesp/Botucatu

Prof. Dr. Departamento de Produção Vegetal na FCA/Unesp

Published

2012-06-18

How to Cite

PEREIRA, M.R.R., MARTINS, C.C., SOUZA, G.S.F. and MARTINS, D., 2012. Influência do estresse hídrico e salino na germinação de Urochloa decumbens e Urochloa ruziziensis . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 4. [Accessed18 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13447.

Issue

Section

Agricultural Sciences