Análise química da folha "D" de abacaxizeiro cv. Smooth Cayenne antes e após a indução floral em função de doses e parcelamentos de nitrogênio

Authors

  • Leandro Spegiorin Marques Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Andreotti Universidade Estadual Paulista
  • Salatiér Buzetti Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho Universidade Estadual Paulista
  • Cássia Maria de Paula Garcia Universidade Estadual Paulista

Abstract

A cultura do abacaxi é exigente em fertilidade do solo, neste sentido a realização da análise química da folha "D" é muito importante para verificar o seu estado nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores foliares nutricionais antes e após a indução floral em abacaxizeiro Smooth Cayenne, submetidos a doses e parcelamentos de nitrogênio. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Para a 1ª época de análise apenas o efeito de dose foi analisado, já para a 2ª época de análise, foram avaliados dezesseis tratamentos em um esquema fatorial 4x4 (doses e parcelamentos de N). A aplicação de nitrogênio antes da indução floral seja de maneira parcelada ou não proporcionou maiores comprimentos, diâmetros e teores de N, K e S nas folhas 'D', e consequentemente uma maior produtividade de frutos. No entanto a aplicação do N, 2/3 antes e 1/3 após a indução floral superou a produção de frutos em 2 t ha-1, comparada a aplicação total de N antes da indução floral, cabendo ao produtor analisar se o parcelamento seria rentável ou não. O incremento das doses de N proporcionou decréscimo apenas para os teores foliares de K antes e após a indução floral, para os outros macronutrientes houve ajuste de equações do tipo linear positiva e/ou quadrática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-04

How to Cite

MARQUES, L.S., ANDREOTTI, M., BUZETTI, S., TEIXEIRA FILHO, M.C.M. and GARCIA, C.M. de P., 2013. Análise química da folha "D" de abacaxizeiro cv. Smooth Cayenne antes e após a indução floral em função de doses e parcelamentos de nitrogênio . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 41–50. [Accessed23 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13390.

Issue

Section

Agricultural Sciences