Parâmetros de influência na extração de compostos fenólicos de partes aéreas da cana-de-açúcar com atividade antioxidante total

Authors

  • Juliana Aparecida de Souza-Sartori Universidade de São Paulo
  • Carolina Scalise Universidade de São Paulo
  • Antonio Sampaio Baptista Universidade de São Paulo
  • Roberta Bergamin Lima Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
  • Claudio Lima de Aguiar Universidade de São Paulo

Abstract

Com o aumento de produção de cana-de-açúcar é de se esperar que haja um gradual aumento no excedente de palha no canavial (140 kg de palha/t cana). Uma alternativa viável para essa palha pode ser a extração de compostos ativos e a condição as quais o material é submetido pode influenciar a quantidade e qualidade de compostos extraídos. O objetivo do trabalho foi testar diferentes concentrações de solvente para extração, à diferentes temperaturas e pH, de acordo com um planejamento fatorial. Foram analisadas a quantidade de flavonóides e a capacidade antioxidante obtidas em diferentes combinações. O tratamento 5 (pH igual a 4; Temperatura igual a 70°C e 40% de etanol) foi o tratamento que maior indicou atividade antioxidante, entre todos os tratamentos feitos. E o tratamento que indicou a maior de extração de flavonóides foi o de número 16 (concentração de etanol igual a 60%; pH=7 e temperatura igual a 21,7°). Pela análise de superfície de respostas, para a extração de flavonóides, a interação entre o pH e a proporção de etanol:água indicou que a faixa de pH ideal para extração foi de 6 a 8 e a proporção etanol:água foi de 50 a 70% e temperatura em valores inferiores a 30°C e superiores a 70°C. Os resultados demonstraram uma correlação positiva com o aumento da temperatura e de pH, e a proporção de etanol em água teve leve influência sobre a capacidade antioxidante total. Portanto, os parâmetros influenciaram na extração de compostos fenólicos de partes aéreas de cana-de-açúcar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-30

How to Cite

SOUZA-SARTORI, J.A. de, SCALISE, C., BAPTISTA, A.S., LIMA, R.B. and AGUIAR, C.L. de, 2013. Parâmetros de influência na extração de compostos fenólicos de partes aéreas da cana-de-açúcar com atividade antioxidante total . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 2, pp. 297–307. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13341.

Issue

Section

Agricultural Sciences