Acúmulo de forragem e características morfogênicas e estruturais de Trachypogon plumosus, durante o período seco, nos cerrados de Roraima

Authors

  • Newton de Lucena Costa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Roraima
  • Anibal de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • Vicente Gianluppi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Roraima
  • Amaury Burlamaqui Bendahan Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Roraima
  • João Avelar Magalhães Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Meio Norte

Abstract

O efeito da idade de rebrota (21, 28, 35, 42, 49, 56, 63 e 70 dias) sobre a produção de forragem e características morfogênicas e estruturais de Trachypogon plumosus, submetido a queima, durante o período seco, foi avaliado em condições de campo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições. As avaliações foram realizadas no período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011. O aumento da idade de rebrota resultou em maiores rendimentos de forragem, taxa absoluta de crescimento, número de perfilhos/planta, número de folhas/perfilho, tamanho médio de folhas, área foliar e taxas de expansão e senescência foliar. As relações entre idade de rebrota e o rendimento de matéria seca verde e a taxa absoluta de crescimento da gramínea foram ajustadas ao modelo quadrático de regressão, sendo os máximos valores registrados aos 67,17 e 47,46 dias de rebrota, respectivamente. As taxas de crescimento da cultura, taxa de crescimento relativo, taxas de aparecimento de perfilhos e de folhas foram inversamente proporcionais às idades de rebrota. Visando conciliar produtividade de forragem com a maximização das características morfogênicas e estruturais da gramínea, o período de utilização mais adequado de suas pastagens situa-se entre 49 e 56 dias de rebrota.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-09-03

How to Cite

COSTA, N. de L., MORAES, A. de, GIANLUPPI, V., BENDAHAN, A.B. and MAGALHÃES, J.A., 2012. Acúmulo de forragem e características morfogênicas e estruturais de Trachypogon plumosus, durante o período seco, nos cerrados de Roraima . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 4, pp. 515–526. [Accessed9 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13314.

Issue

Section

Agricultural Sciences