Avaliação quantitativa do impacto do algodão-Bt na população de Araneae, Carabidae e Formicidae predadores ocorrentes sobre o solo

Authors

  • Izidro dos Santos de Lima Junior Universiade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Eduardo Degrande Universidade Federla da Grande Dourados
  • Thiago Ferreira Bertoncello Universidade Federla da Grande Dourados
  • Elmo Pontes de Melo Universiade Federla da Grande Dourados
  • Renato Suekane Universidade Federla da Grande Dourados

Abstract

A recente autorização do algodão-Bt para cultivo comercial no Brasil leva à necessidade de estudos de monitoramento de impacto ambiental, inclusive para avaliar os potenciais riscos sobre os predadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do cultivo do algodoeiro (Gossypium hirsutum L) Bollgard® sobre os predadores ocorrentes sobre solo. O delineamento experimental foi de grupos pareados, com dois tratamentos e onze repetições. Os tratamentos foram: 1) cultivar NuOpal Bollgard® (que expressa a proteína Cry1Ac), e 2) cultivar isogênico não-transgênico DeltaOpal®. A variedade e a variabilidade dos predadores ocorrentes sobre o solo foram quantificadas durante todo o ciclo da cultura, através de captura em armadilhas do tipo pitfall. No estudo, predominaram capturas de artrópodes Formicidae, Carabidae e Araneae. Não foram encontradas diferenças quantitativas significativas entre as populações dos predadores Carabidae e Araneae nas áreas cultivadas com o algodão convencional e o transgênico Bollgard®; entretanto, a população de predadores da família Formicidae foi significativamente menor em algodão transgênico Bollgard® do que no seu isogênico não-transgênico, nas avaliações realizadas aos 35 e 42 dias após a emergência da cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-04

How to Cite

DOS SANTOS DE LIMA JUNIOR, I., DEGRANDE, P.E., FERREIRA BERTONCELLO, T., PONTES DE MELO, E. and SUEKANE, R., 2013. Avaliação quantitativa do impacto do algodão-Bt na população de Araneae, Carabidae e Formicidae predadores ocorrentes sobre o solo . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1, pp. 32–40. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13304.

Issue

Section

Agricultural Sciences