Crescimento micelial de Lentinus sajor caju (Fr.) Fr. E Pleurotus spp. em diferentes resíduos agrícolas

Authors

  • Margeli Pereira de Albuquerque Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais
  • Roberta Marins Nogueira Peil Universidade Federal de Pelotas
  • José Soares do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Keywords:

Pleurotus ostreatoroseus, Pleurotus pulmonarius, Lentinus sajor-caju, fungos comestíveis, crescimento micelial, resíduos agrícolas.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento in vitro de três linhagens de cogumelos [Pleurotus ostreatoroseus Singer, Pleurotus pulmonarius (Fr.) Quél. e Lentinus sajor caju (Fr.) Fr.], reativados em meio de cultura BDA e cultivadas em meios de cultura formulados à base de resíduos agrícolas, como a palha de arroz, casca de mamona, casca de amendoim. No meio sólido formulado foi adicionado um disco de cultura no centro da placa, estas foram incubadas a 25oC até a colonização do meio. Avaliou-se, diariamente, o diâmetro da colônia e obteve-se, aos cinco dias de cultivo, a massa miceliana, sendo os resultados obtidos submetidos a análise de variância e teste de Tukey. O meio contendo extrato da casca de amendoim foi o mais adequado para o crescimento da linhagem utilizada de Lentinus sajor-caju, que colonizou 68,30% da placa de Petri. O meio contendo extrato de casca de mamona foi mais favorável ao crescimento de Pleurotus ostreatoreoseus que colonizou 40,01% da placa. A linhagem nativa de Pleurotus pulmonarius cresceu indiferentemente nos meios testados e teve maior crescimento comparada a linhagem de Pleurotus ostreatoroseus. A linhagem de Lentinus sajor-caju no meio contendo extrato da casca de amendoim, apresentou massa micelial seca significativamente maior que todas as demais. O crescimento micelial das linhagens de Lentinus sajor-caju e Pleurotus ostreatoroseus é influenciado pelo meio de cultivo, enquanto o da linhagem nativa utilizada não é influenciado pelos meios testados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-11-28

How to Cite

DE ALBUQUERQUE, M.P., PEIL, R.M.N. and DO NASCIMENTO, J.S., 2012. Crescimento micelial de Lentinus sajor caju (Fr.) Fr. E Pleurotus spp. em diferentes resíduos agrícolas . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 6. [Accessed20 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/13288.

Issue

Section

Agricultural Sciences