Produção hidropônica de coentro e salsa crespa sob concentrações de solução nutritiva e posições das plantas nos perfis hidropônicos

Authors

  • Jose Magno Queiroz Luz Universidade Federal de Uberlândia
  • Livia Vieira de Andrade Universidade Federal de Uberlândia
  • Frederico Flausino Dias Universidade Federal de Uberlândia
  • Monalisa Alves Diniz Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Hortaliças
  • Lenita Lima Haber Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Roberta Camargos de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O crescimento das plantas e a qualidade do produto final estão diretamente relacionados com a solução nutritiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do coentro e da salsa, sob concentrações de solução nutritiva e posições das plantas nos canais de cultivo, em sistema de cultivo hidropônico NFT. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, sendo dispostas nas parcelas as concentrações da solução nutritiva (50; 75; 100 e 125%) e nas subparcelas as posições das plantas nos perfis hidropônicos (Inicial, Intermediária e Final), totalizando 12 tratamentos e três repetições. Plantas de salsa crespa e coentro apresentaram melhores rendimentos (produção de massa fresca, número de folhas e altura) sob cultivo com100% da concentração da solução proposta por Furlani et al. (1999). Em análise, as posições inicial e intermediária dos perfis hidropônicos refletiram maiores rendimentos nas duas espécies estudadas. Em ambas culturas,o aumento da concentração para 125% é mais prejudicial ao desenvolvimento que a redução para 75%.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-09-03

How to Cite

LUZ, J.M.Q., ANDRADE, L.V. de, DIAS, F.F., SILVA, M.A.D., HABER, L.L. and OLIVEIRA, R.C. de, 2012. Produção hidropônica de coentro e salsa crespa sob concentrações de solução nutritiva e posições das plantas nos perfis hidropônicos . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 4, pp. 589–597. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12544.

Issue

Section

Agricultural Sciences