Caracterização florística de duas áreas de caatinga na região centro-sul do Ceará, Brasil

Authors

  • Bráulio Gomes de Lima IFETCE
  • Maria de Fatima Barbosa Coelho UNILAB
  • Odaci Fernandes de Oliveira UFERSA

Keywords:

Flora, fitogeografia, Caatinga, Semi árido, Índice de diversidade

Abstract

A caatinga está presente em quase toda área de clima semi-árido do nordeste brasileiro e apresenta formações vegetais, fisionômica e florísticamente distintas. O estudo foi realizado em duas áreas de remanescentes de caatinga, um de embasamento cristalino (Fazenda Trussu - 6°19'46,5"S e 39°22'38,6''O) e outro sedimentar (Fazenda Elmo Moreno - 6º21'78,3"S e 39º14'23,6''O), localizadas no município de Iguatu, região centro-sul, Ceará. As coletas botânicas foram feitas quinzenalmente nos quatro meses de chuvas e mensalmente nos meses secos, durante o período de abril de 2007 a dezembro de 2010. Coletou-se ervas, subarbustos, arbustos, árvores, epífitas, hemiparasitas e lianas. A coleção botânica encontra-se depositada no acervo do Herbário MOSS. Na Fazenda Trussu coletou-se 186 espécies, distribuídos em 135 gêneros e 53 famílias e na Fazenda Elmo Moreno coletou-se 148 espécies, distribuídas em 107 gêneros e 46 famílias. A Fazenda Trussu é mais diversa em espécies de fanerógamas que a Fazenda Elmo Moreno com índices de diversidade Shannon de 2,19 e 1,59, respectivamente. A distribuição das espécies difere entre as áreas, com índices de equitabilidade de Shannon de 0,50 e 0,39, respectivamente. Confirma-se a hipótese de que a vegetação da caatinga se diferencia de acordo com o tipo de substrato presente (cristalino ou sedimentar), exercendo a profundidade do solo influência sobre a distribuição e competição de espécies lenhosas. O registro de um significativo número de espécies vegetais lenhosas exclusivas e raras nas áreas estudadas indica que os trabalhos realizados até o momento ainda não amostraram ou cobriram considerável número de espécies presentes nas diferentes regiões do bioma caatinga.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria de Fatima Barbosa Coelho, UNILAB

Doutora em Fitotecnia Profa UNILAB Prof da UFERSA Plantas Medicinais na Pos graduação em Fitotecnia Area de pesquisa plantas medicinais e etnobotanica

Published

2012-04-03

How to Cite

GOMES DE LIMA, B., COELHO, M. de F.B. and OLIVEIRA, O.F. de, 2012. Caracterização florística de duas áreas de caatinga na região centro-sul do Ceará, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 2. [Accessed29 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12525.

Issue

Section

Biological Sciences