Composição química e nutrientes em sementes das espécies florestais Pente de Macaco, Flor de Paca, Itaúba, Jatobá e Murici Manso

Authors

  • Lilian Christian Domingues de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marco Eustáquio de Sá Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Selma Maria Bozzite de Moraes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marco Antônio Camillo de Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Mariana Pina da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Fabiana Lima Abrantes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Abstract

Um considerável número de espécies arbóreas constitui a flora brasileira, em alguns casos, seus frutos e sementes revelam-se boas fontes de nutrientes. O trabalho teve por objetivo verificar a composição química e de nutrientes em sementes de Pente de Macaco, Flor de Paca, Itaúba, Jatobá e Murici Manso. O delineamento experimental foi casualizado com cinco tratamentos. As análises realizadas foram: grau de umidade (105 ºC ± 3 ºC por 24 h), teor de amido (mg.g­¹), carboidratos (mg.g­¹), e proteínas (albumina, globulina, prolamina, glutelina) (mg.g­¹), e nutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S). Os resultados demonstraram que as sementes de Flor de Paca possuem os maiores teores de amido e proteínas, de Jatobá constituem uma fonte significativa de carboidratos e os maiores índices de fósforo, cálcio e enxofre. Para os teores de nitrogênio a Itaúba apresentou os maiores teores e também obteve resultados satisfatórios para cálcio e a espécie Murici Manso apresentou os maiores teores de potássio e magnésio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-06-29

How to Cite

SOUZA, L.C.D. de, SÁ, M.E. de, MORAES, S.M.B. de, CARVALHO, M.A.C. de, SILVA, M.P. da and ABRANTES, F.L., 2012. Composição química e nutrientes em sementes das espécies florestais Pente de Macaco, Flor de Paca, Itaúba, Jatobá e Murici Manso . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 3, pp. 478–483. [Accessed15 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12428.

Issue

Section

Biological Sciences