Dinâmica populacional de ovos e lagartas e parasitismo de ovos de curuquerê-do-algodoeiro por Trichogramma pretiosum em cultivares convencionais e transgênica de algodoeiro

Authors

  • Lílian Lúcia Costa Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho"
  • Bruno Campos Martins Universidade Estadual de Goiás
  • Marina Funichello Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Antonio Carlos Busoli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • José Carlos Barbosa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Abstract

Com o objetivo de estudar a flutuação populacional de ovos e lagartas do curuquerê-do-algodoeiro e o parasitismo natural dos ovos da referida praga por Trichogramma pretiosum Riley (Hym.: Trichogrammatidae), em diferentes estágios fenológicos de cultivares convencionais e transgênica (Bollgard I) de algodoeiro, foi realizado um experimento no período de dezembro de 2007 a abril de 2008, em Ipameri, GO. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas cultivares convencionais DeltaOPAL, FMX 966, FMX 993; FMX 910 e a transgênica NuOPAL. Alabama argillacea (Hübner) (Lep.: Noctuidae). ovipositou em todas as cultivares, não havendo diferenças em relação à preferência para oviposição. Em relação ao número médio de ovos de A. argillacea parasitados por T. pretiosum, também não houve diferenças entre as cultivares. Nas cultivares convencionais, lagartas pequenas, médias e grandes ocorreram a partir dos 34 dias após a emergência das plantas até o final do ciclo, enquanto na cultivar transgênica foram encontradas apenas lagartas pequenas. A cultivar NuOPAL controla lagartas do curuquerê-do-algodoeiro desde os primeiros ínstares larvais, ou seja, ainda pequenas, e não interfere no parasitismo de ovos por T. pretiosum em relação as demais cultivares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-12-22

How to Cite

COSTA, L.L., MARTINS, B.C., FUNICHELLO, M., BUSOLI, A.C. and BARBOSA, J.C., 2011. Dinâmica populacional de ovos e lagartas e parasitismo de ovos de curuquerê-do-algodoeiro por Trichogramma pretiosum em cultivares convencionais e transgênica de algodoeiro . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 6, pp. 939–947. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12314.

Issue

Section

Agricultural Sciences