Perfil dos hormônios tireoideanos de vacas das raças guzerá e holandesa em ambiente tropical

Authors

  • Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Andressa Alves Storti Mestranda em Ciências Veterinárias
  • Ednaldo Carvalho Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Vitória Maria Simioni Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Bovino, Bos Indicus, Bos Taurus, Tiroxina, Triiodotironina, Vaca Leiteira

Abstract

Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as variações nas concentrações séricas de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) em vacas das raças Holandesa e Guzerá, em ambiente tropical. Durante oito meses consecutivos foram coletadas amostras de sangue para dosagens de T3 e T4 de 27 vacas em cada rebanho, sendo um Holandês e o outro Guzerá, no município de Monte Alegre de Minas e Uberlândia, respectivamente, MG, Brasil. Também foram registradas a temperatura e a umidade do ar nos dias de coleta do sangue. A interação mês de coleta x rebanho foi significante para concentração sérica dos hormônios tireoideanos. No rebanho Holandês, o valor médio de T4 foi maior em janeiro e menor em junho e de T3 maior em julho e menor em dezembro. No Guzerá, o valor médio de T4 foi maior em novembro e menor em julho e o de T3, maior em julho e menor em dezembro. Os valores de T4 variaram em função do rebanho em setembro, novembro e janeiro e de T3 somente em agosto. A concentração de T4 varia com a raça, observando-se valores médios menores na raça Guzerá comparado a Holandesa. A média de T3 é igual nas duas raças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Uberlândia, MG, Brasil, maran@umuarama.ufu.br

Andressa Alves Storti, Mestranda em Ciências Veterinárias

Mestranda em ciências Veterinárias, área de concentração: Produção Animal, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Uberlândia, MG, Brasil.

Ednaldo Carvalho Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Matemática, Uberlândia, MG, Brasil.

Vitória Maria Simioni, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Uberlândia, MG, Brasil

Published

2013-02-06

How to Cite

NASCIMENTO, M.R.B. de M., STORTI, A.A., GUIMARÃES, E.C. and SIMIONI, V.M., 2013. Perfil dos hormônios tireoideanos de vacas das raças guzerá e holandesa em ambiente tropical . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 1. [Accessed24 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11731.

Issue

Section

Agricultural Sciences