Aplicação da diversidade alfa e beta para definição de áreas prioritárias para conservação: uma análise das florestas deciduais sobre afloramentos calcários no Vale do Paranã, Goiás

Authors

  • Fabrício Alvim Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Jeanine Maria Felfili Universidade de Brasília

Keywords:

Planejamento de conservação, comunidade arbórea, Floresta Estacional Decidual, bioma Cerrado, análise multivariada

Abstract

A organização das comunidades e suas afinidades florísticas podem ser analisadas por parâmetros de diversidade e servir como base para a seleção de áreas prioritárias para conservação. No Vale do Paranã, Nordeste de Goiás, as Florestas Estacionais Deciduais sobre afloramento calcário ocorrem intercaladas com vegetação de cerrado e são áreas preferenciais para agropecuária e mineração. Neste trabalho foram analisadas as diversidades alfa (índice de diversidade de Shannon) e beta (coeficientes de similaridade de Sørensen e Czekanowski) das comunidades arbóreas de seis fragmentos de Floresta Estacional Decidual sobre afloramentos calcários, com vistas à definição de áreas prioritárias para conservação. A partir das análises foram selecionados três dos seis fragmentos, cujos critérios para sua seleção foram: (1) Faz. Nica - Guarani (GUA) que apresentou os maiores valores de diversidade alfa e riqueza e densidade de espécies ameaçadas; (2) Faz. Forquilha - Monte Alegre (MAL) com elevados valores de diversidade alfa e elevada diversidade beta (dissimilaridade florística); e (3) Faz. São José - São Domingos (SD_SJ) com os maiores valores de diversidade beta, sendo o mais dissimilar floristicamente de todos os demais. O método empregado é promissor na definição de áreas prioritárias para conservação, sendo capaz de representar bem as diferenciações florísticas e estruturais de uma mesma fisionomia no espaço geográfico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-08-12

How to Cite

ALVIM CARVALHO, F. and FELFILI, J.M., 2011. Aplicação da diversidade alfa e beta para definição de áreas prioritárias para conservação: uma análise das florestas deciduais sobre afloramentos calcários no Vale do Paranã, Goiás . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5. [Accessed28 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11696.

Issue

Section

Biological Sciences