Reguladores de crescimento e seus efeitos sobre a qualidade fisiológica de sementes e crescimento de plântulas de crotalária

Authors

  • Claudinei Kappes Universidade Estadual Paulista
  • Orivaldo Arf Universidade Estadual Paulista
  • Marco Eustáquio de Sá Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • João Paulo Ferreira Universidade Estadual Paulista
  • José Roberto Portugal Universidade Estadual Paulista
  • Andrews Molnar Alcalde Universidade Estadual Paulista
  • Rafael Gonçalves Vilela Universidade Estadual Paulista

Abstract

Informações referentes à utilização de reguladores de crescimento em crotalária ainda são escassas, notadamente sobre a qualidade fisiológica de sementes e o crescimento de plântulas. Nesse aspecto, o conhecimento do produto e da dose de aplicação se destaca como fatores relevantes na produção de sementes de boa qualidade. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação foliar de reguladores de crescimento (cloreto de mepiquat, etil-trinexapac e paclobutrazol) em diferentes doses (0; 75; 150; 225 e 300 g ha-1), sobre a qualidade fisiológica de sementes e o crescimento de plântulas de Crotalaria juncea cultivada em sistema plantio direto. Os tratamentos foram dispostos em delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 5 (reguladores x doses de aplicação), com quatro repetições. Os resultados foram submetidos à análise de variância, com os reguladores de crescimento comparados pelo teste de Tukey e as doses por regressão polinomial. Não se recomenda a aplicação de cloreto de mepiquat na cultura da crotalária por reduzir o potencial de germinação das sementes e a biomassa fresca de plântula. O etil-trinexapac deve ser aplicado na dose de 300 g ha-1, com base na redução do grau de umidade e na condutividade elétrica das sementes, maior comprimento total de plântula e biomassa fresca de plântula. O paclobutrazol deve ser aplicado na dose de 75 g ha-1, considerando o potencial e velocidade de germinação das sementes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-05-02

How to Cite

KAPPES, C., ARF, O., SÁ, M.E. de, FERREIRA, J.P., PORTUGAL, J.R., ALCALDE, A.M. and VILELA, R.G., 2012. Reguladores de crescimento e seus efeitos sobre a qualidade fisiológica de sementes e crescimento de plântulas de crotalária . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 2, pp. 180–190. [Accessed23 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11639.

Issue

Section

Agricultural Sciences