Avaliaçâo da transmissão de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum via semente-algodoeiro em condições de campo, no cerrado sul-mato-grossense

Authors

  • Gustavo de Faria Theodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Hectory de Castro Correia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • André Augusto Chumpati Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

Avaliou-se a transmissão de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum (XAM) via semente-plântula de algodoeiro em condições de campo, no Cerrado sul-mato-grossense e por duas safras agrícolas (2009/10 e 2010/11). Foi empregado o método de inoculação de sementes de algodoeiro, após a validação em condições de laboratório, pelo método da imersão em suspensão bacteriana, a 108 ufc.mL-1, por três horas. Foram obtidos lotes com 1, 2, 5, 10 e 20 % de sementes infetadas, que foram semeadas e conduzidas até as avaliações. Após 15, 30 e 45 dias da semeadura, buscou-se anotar a incidência de plantas com sintomas típicos da mancha-angular. Não foram observadas plantas doentes, o que indicou ausência de transmissão de XAM, das sementes para as plantas emergidas, na região em que este trabalho foi desenvolvido.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-10-31

How to Cite

THEODORO, G. de F., CORREIA, H. de C. and CHUMPATI, A.A., 2011. Avaliaçâo da transmissão de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum via semente-algodoeiro em condições de campo, no cerrado sul-mato-grossense . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5, pp. 701–705. [Accessed25 December 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11637.

Issue

Section

Agricultural Sciences