Efeito residual do adubo fosfatado na produtividade do girassol em sucessão ao algodoeiro

Authors

  • Heider Rodrigo Ferreira Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Leonardo Angelo de Aquino Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Carlos Henrique Batista Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Keywords:

Helianthus annuus, adubação fosfatada, parcelamento

Abstract

Objetivou-se avaliar o efeito residual da adubação fosfatada sobre a produtividade e teores de nutrientes na folha índice do girassol cultivado em sucessão ao algodoeiro. Instalou-se o experimento em solo classificado como Neossolo Quartzarênico. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, esquema fatorial, com três repetições. Os tratamentos consistiram de doses de P (60 e 120 kg ha-1 de P2O5) x quatro formas de parcelamento PS, P1, P2 e P3 (100/0; 80/20; 60/40; 40/60% da dose aplicada em semeadura e aos 35 DAE em cobertura, respectivamente), mais um tratamento sem aplicação do P. O fertilizante fosfatado foi aplicado no algodoeiro cultivado antes do girassol. Foram avaliados o número de dias para os estádios R1, R5 e R6, o número de folhas e altura de plantas em R1 e R5, a massa de mil aquênios, o teor de nutriente na folha índice e a produtividade. Não houve diferença no fósforo disponível no solo e na produtividade do girassol com a aplicação das doses de 60 e 120 kg ha-1 P2O5. A aplicação da dose de 60 kg ha-1 de P2O5 no algodoeiro, em Neossolo Quartzarênico, permitiu o alcance de produtividade de 2232 kg ha-1 na cultura do girassol em sucessão. A aplicação de maior parcela da dose de total de P, em cobertura no algodoeiro, resultou em maior produtividade da cultura do girassol em sucessão. Os teores de N, P, K, Ca, Mg, S, B e Mn foram positivamente influenciados pelas doses de fósforo. A maior parcelada do fertilizante fosfatado aplicado em cobertura no algodoeiro aumentou os teores de P e de Ca no girassol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Heider Rodrigo Ferreira Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Atualmente graduando em Agronomia pelo Instituto Federal Norte de Minas Gerais, estagiário voluntário atuando em tratos culturais e nutrição mineral de culturas anuais (algodão, girassol e soja).

Leonardo Angelo de Aquino, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba na área de Grandes Culturas. Possui Doutorado em Fitotecnia (2009), Mestrado em Fitotecnia (2006) e Graduação em Agronomia (2005) pela Universidade Federal de Viçosa.

Carlos Henrique Batista, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Graduado em Tecnologia em Irrigação e Drenagem. Atualmente graduando em Agronomia no Instituto Federal Norte de Minas Gerais - Campus Januária. Possui experiência nas áreas de irrigação, manejo de irrigação e técnicas culturais em grandes culturas.

Published

2011-10-06

How to Cite

SILVA, H.R.F., AQUINO, L.A. de and BATISTA, C.H., 2011. Efeito residual do adubo fosfatado na produtividade do girassol em sucessão ao algodoeiro . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5. [Accessed24 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/11236.

Issue

Section

Agricultural Sciences