O espaço do teatro, a cidade e a política: diálogos possíveis

Autores

  • Evelyn Furquim Werneck Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47244

Resumo

Para atestar a possibilidade de diálogo entre o teatro, a cidade e a política, este artigo analisa três eventos de natureza distinta, em diferentes momentos da história brasileira: a adaptação, durante a ditadura militar, de Na selva das cidades (1969), de Brecht, por Zé Celso, à frente do Grupo Oficina, focando a cidade de São Paulo; os espetáculos O tiro que mudou a história e Tiradentes (1992), dirigidos por Aderbal Freire-Filho, que valorizam o teatro em espaços históricos e tombados da cidade do Rio de Janeiro; e a peça BR3, verdadeiro manifesto sociopolítico, encenada em São Paulo pelo Teatro da Vertigem (2006) e dirigida por Antônio Araújo. Nesta análise, a cidade se apresenta ora como representação, ora como suporte da cena ou como a própria dramaturgia, tendo como base conceitos formulados por Patrice Pavis, Christine Boyer e Marc Augé.

palavras-chave: cidade; política; espaços teatrais alternativos.

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Biografia do Autor

Evelyn Furquim Werneck Lima

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro de Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora, entre outros livros, de Arquitetura, teatro e cultura: revisitando espaços, cidades e dramaturgos do século XVII. Rio de Janeiro: Contracapa/Faperj, 2012.

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Publicado

2018-12-12

Como Citar

Lima, E. F. W. (2018). O espaço do teatro, a cidade e a política: diálogos possíveis. ArtCultura, 20(37), 113–127. https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47244

Edição

Seção

Artigos