O traço de Belmonte desvelando São Paulo e o Brasil (1922-1924)
Resumo
Neste texto, discuto a produção chár-gica de Belmonte, publicada em A Cigarra entre 1922 e 1924. O público da revista era diversificado. Porém, o foco principal de Belmonte, em suas char-ges, voltou-se para os segmentos médios e de elite. Tal opção não excluiu as classes populares uma vez que elas também foram motes de suas charges. A preocupação deste artigo será, pois, apreender as estratégias utilizadas pelo autor, embasadas no humor e na ironia, para fustigar as mazelas do país e ridicularizar as opções e valores de suas elites e dos setores médios imersos em seu mundo surreal, simulacro de suas projeções e fantasias.
PALAVRAS-CHAVE: Belmonte; imaginário brasileiro; charge e política.
ABSTRACT
In this paper I inquire into Belmonte's editorial cartoon production published in A Cigarra Magazine from 1922 through 1924. One has to bear in mind that A Cigarra's audience was a quite diverse one. But Belmonte focused mainly on the middle classes and elite groups. Yet such an option did not imply the exclusion of popular classes from his cartoons.The principal concern of this article is to grasp the humoristic and ironic-oriented strategies that Bel-monte puts in practice while trying to cope with Brazil's plagues, and to ridicule the values and choices put forward by elites and middle classes, both immersed in a sur-real world, which is perceived as a simu-lacrum of their projections and fantasies.
KEYWORDS: Belmonte; Brazilian imagi-nary; editorial cartoon and politics.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.