O traço de Belmonte desvelando São Paulo e o Brasil (1922-1924)

Autores

  • Zélia Lopes da Silva

Resumo


Neste texto, discuto a produção chár-gica de Belmonte, publicada em A Cigarra entre 1922 e 1924. O público da revista era diversificado. Porém, o foco principal de Belmonte, em suas char-ges, voltou-se para os segmentos médios e de elite. Tal opção não excluiu as classes populares uma vez que elas também foram motes de suas charges. A preocupação deste artigo será, pois, apreender as estratégias utilizadas pelo autor, embasadas no humor e na ironia, para fustigar as mazelas do país e ridicularizar as opções e valores de suas elites e dos setores médios imersos em seu mundo surreal, simulacro de suas projeções e fantasias.

PALAVRAS-CHAVE: Belmonte; imaginário brasileiro; charge e política.

ABSTRACT

In this paper I inquire into Belmonte's editorial cartoon production published in A Cigarra Magazine from 1922 through 1924. One has to bear in mind that A Cigarra's audience was a quite diverse one. But Belmonte focused mainly on the middle classes and elite groups. Yet such an option did not imply the exclusion of popular classes from his cartoons.The principal concern of this article is to grasp the humoristic and ironic-oriented strategies that Bel-monte puts in practice while trying to cope with Brazil's plagues, and to ridicule the values and choices put forward by elites and middle classes, both immersed in a sur-real world, which is perceived as a simu-lacrum of their projections and fantasies.

KEYWORDS: Belmonte; Brazilian imagi-nary; editorial cartoon and politics.

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Publicado

2008-11-26

Como Citar

Lopes da Silva, Z. (2008). O traço de Belmonte desvelando São Paulo e o Brasil (1922-1924). Artcultura, 9(15). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1480

Edição

Seção

Dossiê História & Riso