O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX

Autores

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni

Resumo


O artigo analisa um dos fatores decisivos para o grande desconhecimento que pesa sobre as mulheres artistas atuantes ao longo dos séculos XVIII e XIX, período denominado, grosso modo, de acadêmico: a dificuldade que enfrentaram para ter acesso a uma formação comparável àquela disponível aos homens. Alicerçada em uma bibliografia internacional e em dados originais sobre o ingresso das mulheres na academia brasileira (Escola Nacional de Belas Artes), abordo a questão do estudo do modelo vivo, prática central no sistema acadêmico, considerada "inapropriadaâ€? para o sexo feminino.

PALAVRAS-CHAVE: arte; gênero; academia.

ABSTRACT

This article analyses one of the main contributions to the collective nonacquaintance that burden women artists, active through the eighteenth to nineteenth centuries, period roughly denominated as academic; as well as the difficulty that these women withstood to be able to have access to an artistic education comparable to that available to men. Based on international bibliography and original documents pertaining to the access of women to the Brazilian Academy of the Fine Arts: I approach live model study, main practice of the academic system, considered inappropriate for women.

KEYWORDS: art; gender; academy.

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Como Citar

Cavalcanti Simioni, A. P. (2008). O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. ArtCultura, 9(14). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1450

Edição

Seção

Dossiê: Relações de Gênero & Arte