O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX
Resumo
O artigo analisa um dos fatores decisivos para o grande desconhecimento que pesa sobre as mulheres artistas atuantes ao longo dos séculos XVIII e XIX, período denominado, grosso modo, de acadêmico: a dificuldade que enfrentaram para ter acesso a uma formação comparável à quela disponível aos homens. Alicerçada em uma bibliografia internacional e em dados originais sobre o ingresso das mulheres na academia brasileira (Escola Nacional de Belas Artes), abordo a questão do estudo do modelo vivo, prática central no sistema acadêmico, considerada "inapropriadaâ€? para o sexo feminino.
PALAVRAS-CHAVE: arte; gênero; academia.
ABSTRACT
This article analyses one of the main contributions to the collective nonacquaintance that burden women artists, active through the eighteenth to nineteenth centuries, period roughly denominated as academic; as well as the difficulty that these women withstood to be able to have access to an artistic education comparable to that available to men. Based on international bibliography and original documents pertaining to the access of women to the Brazilian Academy of the Fine Arts: I approach live model study, main practice of the academic system, considered inappropriate for women.
KEYWORDS: art; gender; academy.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.