Dos fragmentos ao mosaico: folclore, música popular latino-americana e representações da identidade nacional nos meios de comunicação

Autores/as

  • Rodrigo Lauriano Soares

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71203

Resumen

O folclore e a música popular estimularam grandes mudanças no campo cultural, social e político da América Latina do século XX. Especialmente no Cone Sul, a busca pela matriz folclórica e pela essência da música popular nacional foi marcada por disputas sobre suas definições, ao mesmo tempo em que intensificou o embate entre tradição e modernidade. E se fosse possível compor um mosaico dos diferentes significados desses elementos culturais para a construção de uma identidade nacional, respeitando suas singularidades e com ênfase na importância da música popular para a conjuntura? É por esse caminho que o livro Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX, da historiadora Tânia da Costa Garcia, pode ser considerado uma referência fundamental para esse campo de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Lauriano Soares

Doutorando em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista Capes. 

Citas

GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

GOMES, Caio de Souza. “Cada verso é uma semente no deserto do meu peito”: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). Tese (Doutorado (História Social) – USP, São Paulo, 2018.

KOSELLECK, Reinhardt. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

WOZNIAK-GIMÉNEZ, Andrea Beatriz. Renovação poético-musical, engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina, (1960-1970). Tese (Doutorado em História) – Unesp, Franca, 2016.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Soares, R. L. (2023). Dos fragmentos ao mosaico: folclore, música popular latino-americana e representações da identidade nacional nos meios de comunicação. ArtCultura, 25(46), 298–304. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71203

Número

Sección

Reseñas