From fragments to mosaic: folklore, Latin American popular music and representations of national identity in the media
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71203Abstract
O folclore e a música popular estimularam grandes mudanças no campo cultural, social e político da América Latina do século XX. Especialmente no Cone Sul, a busca pela matriz folclórica e pela essência da música popular nacional foi marcada por disputas sobre suas definições, ao mesmo tempo em que intensificou o embate entre tradição e modernidade. E se fosse possível compor um mosaico dos diferentes significados desses elementos culturais para a construção de uma identidade nacional, respeitando suas singularidades e com ênfase na importância da música popular para a conjuntura? É por esse caminho que o livro Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX, da historiadora Tânia da Costa Garcia, pode ser considerado uma referência fundamental para esse campo de investigação.
Downloads
References
GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
GOMES, Caio de Souza. “Cada verso é uma semente no deserto do meu peito”: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). Tese (Doutorado (História Social) – USP, São Paulo, 2018.
KOSELLECK, Reinhardt. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
WOZNIAK-GIMÉNEZ, Andrea Beatriz. Renovação poético-musical, engajamento e performance artística em Mercedes Sosa e Elis Regina, (1960-1970). Tese (Doutorado em História) – Unesp, Franca, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.