Villa-Lobos antes de Paris, ou: como era gostoso o meu francês

Autores/as

  • Paulo de Tarso Salles
  • Loque Arcanjo Junior

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71191

Palabras clave:

Villa-Lobos, Semana de Arte Moderna, modernismo

Resumen

Este artigo pretende rediscutir a hipótese de Paulo Guérios, para quem a) Villa-Lobos passou a se construir como compositor brasileiro após sua primeira visita a Paris; b) as eventuais obras nacionalistas de Villa-Lobos, antes disso, foram apenas “projetos temporários” e seu principal objetivo era “demonstrar aos outros e a si próprio que era um artista”. A partir de documentação obtida em jornais de época e dados oferecidos pelo próprio Guérios, é proposta uma interpretação distinta desses dados que aponta o compositor como um músico que vivenciou a cultura popular como um jovem periférico, recorrendo à assimilação “antropofágica” da cultura europeia para obter apoios suficientes que possibilitaram sua ida a Paris, onde, após o reconhecimento de sua poética, pôde dar vazão à representação musical da cultura brasileira, da qual se tornou uma espécie de “embaixador”.

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Biografía del autor/a

Paulo de Tarso Salles

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP). Autor, entre outros livros, de Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função. São Paulo: Edusp, 2018. 

Loque Arcanjo Junior

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Teoria Musical e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Pesquisador PQ/Uemg. Autor, entre outros livros, de Heitor Villa-Lobos: os sons de uma nação imaginada. Belo Horizonte: Letramento, 2016. 

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

de Tarso Salles, P., & Arcanjo Junior, L. (2023). Villa-Lobos antes de Paris, ou: como era gostoso o meu francês. ArtCultura, 25(46), 138–156. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71191

Número

Sección

Polêmica – Espelho partido: Villa-Lobos visto sob prismas diversos