Arte e exotismo na representação do ateliê do artista no século XIX em uma aquarela de Rodolpho Amoedo

Autores/as

  • Natália dos Santos Nicolich

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68282

Palabras clave:

ateliê, exotismo, Rodolpho Amoedo

Resumen

Os interiores de ateliês se tornaram temas por excelência na arte do século XIX e suas representações na pintura revelam uma gama de questões para a História da Arte. No caso deste artigo, voltamos a atenção para a presença de objetos de origem ou de inspiração em culturas muito distantes da europeia, e por isso identificados como exóticos, no ambiente do ateliê. Esses itens eram normalmente utilizados em composições de pintura, como cenas de gênero, nus e retratos ou para decoração. Mas a representação dos objetos exóticos no ateliê do artista indica outras funções que não somente práticas ou ornamentais. A partir da aquarela Ateliê do artista em Paris (1883), de Rodolpho Amoedo, investigamos o exotismo nas pinturas de ateliê.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália dos Santos Nicolich

Mestre e doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Citas

A blue and white brush pot. Qing Dynasty, Kangxi period, 12,7cm alt. Disponível em <https://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2017/important-chinese-works-of-art-n09674/lot.185.html>.

A chinese famille verte cylindrical brush pot., século XIX, 13,3cm alt. Disponível em <https://www.christies.com/lot/lot-a-chinese-famille-verte-cylindrical-brush-pot-5677486/?from=searchresults&intObjectID=5677486&sid=f1a311f6-ab20-401f-9c66-d26582c49d08>.

AMOEDO, Rodolfo. Pasta com documentação diversa sobre o artista, n. A118. Biblioteca Araújo Porto-Alegre, Museu Nacional de Belas Artes.

AMOEDO, Rodolpho. Retrato do pintor Décio Villares, 1882, óleo s/ tela, 78,8x59cm. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rodolfo_Amoedo_-_Retrato_do_pintor_D%C3%A9cio_Vilares.jpg>.

Ateliê de Louis-Maurice Boutet de Monvel (1850-1915), pintor, fotografia. In: BÉNARD, Edmond. Ateliers d’artistes. Tomo 2, c. 1800-1910. Bibliothèque de l'Institut National d'Histoire de l'Art, collections Jacques Doucet. Disponível em .

BAZILLE, Frédéric. Autorretrato, 1865-66, óleo s/ tela, 108,9x71,1cm. Art Institute of Chicago. Disponível em <https://www.artic.edu/artworks/110661/self-portrait>.

BERNARD, Edmond (ed.). Explication des ouvrages de peinture, sculpture, architecture, gravure et lithographie des artistes vivants exposées au Palais des Champs-Élysées: le 1º Mai 1883. Paris: E. Bernard et Cle, Imprimeurs-Éditeurs, 1883.

BONNET, Alain. L’énigme de l’artiste. La construction imagée d’une identité sociale. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 3, n. 2, maio-ago. 2019.

Boshu uchiwa, decoration uchiwa, s./d. Collection of Tateyama City Museum. Disponível em <https://g.co/arts/Pt2zvRRmXLdcvc8d7>.

CAILLEBOTTE, Gustave. Interior de estúdio com um aquecedor, 1872-74, óleo s/ tela, 81x65. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Caillebotte_-_Int%C3%A9rieur_d%27atelier_au_po%C3% A9le.jpg>.

CHARPY, Manuel. La toile, l’atelier, l’appartement. Natures mortes d’objets et natures mortes en images au XIXe siècle. Arts e sociétés: Lettre du Séminaire, n. 101, Paris, s./d. Disponível em <http://www.sciencespo.fr/artsetsocietes/fr/archives/3491>.

CHILLÓN, Alberto Martín et al. (orgs.). O artista em representação: coleções de artistas. Anais Eletrônicos do X SMDJVI, Rio de Janeiro, Nau, 2020.

COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas: o que pensam e o que dizem os nossos pintores, esculptores, architectos e gravadores, sobre as artes plasticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & Cia., 1927.

COURBET, Gustave. O ateliê do pintor, 1855, óleo s/ tela, 361x598cm. Musée d’Orsay. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Courbet_LAtelier_du_peintre.jpg>.

COX, George Collins. W. M. Chase’s studio, West, 10th St. NY, c. 1880, coleção de fotografias diversas. Archives of American Art, Smithsonian Institution. Disponível em <https://www.si.edu/object/AAADCD_item_5391>.

DANTAN, Édouard. Um canto de ateliê, 1880, óleo s/ tela, 98x130cm. Musée d’Orsay. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Coin_d%27atelier.jpg>.

ETIENNE, Noémie; LEE, Chonja. Lüster, Lack und Liotard: Techniken, und Texturen zwischen Asien und Europa. Kunst+Architektur in der Schweiz (Chinoiserie), Bern, Gesellschaft für Schweizerische Kunstgeschichte, 2018.

FANTIN-LATOUR, Henri. Um estúdio em Les Batignolles, 1870, óleo s/ tela, Musée d’Orsay. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henri_Fantin-Latour_-_A_Studio_at_Les_Batignolles_-_Google_Art _Project.jpg>.

FRÉDÉRIC, Louis. Uchiwa [verbete]. In: Japan encyclopedia. Massachusetts: Harvard University Press, 2002.

FUENTES, Eugenio Murillo. Exotismo en el arte. Káñina: Revista de Artes y Letras, v. XXIX, n. 1 y 2, San José, 2005.

GUERRA, François-Xavier. L’Euro-Amérique: constitution et perceptions d’un espace culturel commun. In: Les civilisations dans le regard de l’autre: Actes du Colloque International des 13 et 14 décembre 2001, Paris, Unesco, 2002.

HARTMANN, Sadakichi. The influence of japanese art on western civilization. In: Japanese art. London: G. P. Putnam’s, 1904.

MIGLIACCIO, Luciano. Rodolfo Amoedo. O mestre, deveríamos acrescentar. 19&20, v. II, n. 2, Rio de Janeiro, abr. 2007. Disponível em <http://www.dezenovevinte.net/artistas/ra_migliaccio.htm>.

Movimento artístico. Gazeta Litteraria, n. 6, Rio de Janeiro, 24 dez. 1883.

NICOLICH, Natália dos Santos. A representação do ateliê vazio na pintura brasileira entre o final do século XIX e o início do século XX. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2020.

PITTA, Fernanda e BONNET, Alain (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

STASZAK, Jean-François. Qu’est-ce que l’exotisme? Le Globe: Revue Genevoise de Géographie, tome 148, Genève, 2008.

VALLE, Arthur et al. (orgs.). Oitocentos: tomo IV: o ateliê do artista. Rio de Janeiro: Cefet, 2017.

Ver, ouvir e contar (Paris, 9 de maio de 1883). Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 4 jun. 1883, ano 62, n. 154.

WATSON, William (ed.). Chinese ivories: from the Shang to the Qing. Londres: The Oriental Ceramic Society/Sotheby Publications, 1984.

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

dos Santos Nicolich, N. (2022). Arte e exotismo na representação do ateliê do artista no século XIX em uma aquarela de Rodolpho Amoedo. ArtCultura, 24(45), 162–177. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n45-2022-68282

Número

Sección

Mini dosier - Meandros de las artes visuales