Buscando os in-quarto: materialidade do livro e significado do texto

Autores/as

  • Roger Chartier

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66574

Palabras clave:

materialidade do livro, sentido, edição

Resumen

“Formas afetam o sentido”. O formato dos livros ou folhetos é uma realidade essencial da cultura escrita antes mesmo da invenção da imprensa. Este artigo começa com uma pesquisa sobre os usos do formato in-quarto entre os séculos XVI e XVIII e opõe a frequência desse formato em Espanha e Inglaterra à reticência francesa. O escrutínio da biblioteca de Don Quixote permite discutir as relações entre gê- neros literários e formatos tipográficos. Essas relações não são estáveis. A transformação do formato de publica- ção de um texto pode modificar o estatuto e o sentido da obra (foi o caso com Castiglione, Shakespeare ou Gracián). Pode também ampliar seu pú- blico (particularmente com as edições dirigidas aos leitores populares no sé- culo XIX) e mudar seu significado. A partir do exemplo dos usos do formato in-quarto se enfatizam as relações mó- veis que existem entre uma obra, seus múltiplos textos e seus vários leitores e leituras. Ligam-se assim a materialidade do impresso e a mobilidade do sentido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roger Chartier

Professor emérito do Collège de France. Professor visitante da Universidade da Pensilvânia/EUA. Autor, entre outros livros, de Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020. 

Citas

BARTLETT, Henrietta Collins e POLLARD, Alfred. A census of Shakespeare’s plays in quarto 1594-1709. New Haven-Londres: Yale University Press/Humphrey Milford/Oxford University Press, 1916.

BÉROUJON, Anne. Classements et classifications: une étude des bibliothèques privées au XVIIe siècle à Lyon. Lyon: Ecole nationale supérieure des sciences de l'information et des bibliothèques [ENSSIB], 2003.

BOWERS, Fredson. Multiple authority: new problems and concepts of copy-text. The Library, v. 5-XXVII, 2, Oxford, jun. 1972.

CARRIER, Hubert. La presse de la Fronde (1648-1653): les Mazarinades, v. 2. Genève: Droz, 1989-91.

CERVANTES, Miguel de. O Engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha, (1605), v. 1, São Paulo: Editora 34, 2010.

CHARTIER, Roger. Publicar Shakespeare. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

CHARTIER, Roger. Lectura. Del donoso y grande escrutinio que el cura y el barbero hicieron en la librería de nuestro ingenioso hidalgo. In: CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. Edição do Instituto Cervantes, dirigida por Francisco Rico. Madrid: Real Academia Española, 2015, volume complementar.

CHARTIER, Roger. Per dir forse una nova parola. Traduzir Castiglione no século XVI. In: DAHER, Andrea (org.). Oral por escrito: a oralidade na ordem da escrita, da retórica à literatura. Chapecó-Florianópolis: Argos/Editora UFSC, 2018.

CHARTIER, Roger. Traduzir: do oráculo manual a l’homme de cour. In: Mobilidade e materialidade dos textos: traduzir nos séculos XVI e XVII. Chapecó: Argos, 2020.

CRUICKSHANK, Don William. Some problems posed by suelta editions of plays. In: MCGAHA, Michael e CASA, Frank. Editing the Comedia, II. Edited by Ann Arbor. Paperbak: Michigan Romance Studies, 1991.

DARNTON, Robert. O Iluminismo como negócio: história da publicação da Enciclopédia 1775-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ENTERRÍA, María Cruz García de. Sociedad y poesía de cordel en el barroco. Madrid: Taurus, 1973.

GASKELL, Philip. A new introduction to bibliography. Oxford: At the Clarendon Press, 1972.

GRAFTON, Anthony. The culture of correction in Renaissance Europe. Londres: The British Libary, 2011.

GRAZIA, Margreta de e STALLYBRASS, Peter. The materiality of the Shakespearean text. Shakespeare Quarterly, v. 44, n. 3, Oxford, 1993.

GREENBLATT, Stephen. Shakespearean negotiations: the circulation of social energy in Renaissance England. Berkeley: University of California Press, 1988.

GREG, Walter Wilson. The rationale of copy-text. Studies in Bibliography, v. 3, Charlottesville, 1950-51.

GUIBERT, Albert Jean. Bibliographie des Œuvres de Jean Racine publiées au XVIIe siècle Paris: Editions du C.N.R.S., 1968.

GUIBERT, Albert Jean. Bibliographie des Œuvres de Molières publiées au XVIIe siècle. Paris: Editions du C.N.R.S., 1961 (et Supplément, 1965).

INFANTES, Víctor. Los pliegos sueltos poéticos: constitución tipográfica y contenido literario (1482-1600). In: En el siglo de oro: estudios y textos de literatura aurea. Potomac: Scripta Humanistica, 1992.

MCKENZIE, Donald Francis. Bibliografia e a sociologia dos textos. São Paulo: Edusp, 2018.

MEGÍAS, José Manuel Lucía. Los libros de caballería y la imprenta. In: Amadis de Gaula, 1508: quinientos años de libros de caballerías. Madrid: Biblioteca Nacional, 2008.

MOLL, Jaime. Del manuscrito al impreso. In: El Quijote: biografía de un libro, 1605-2005. Madrid: Biblioteca Nacional, 2005.

MOREAU, Célestin. Bibliographie des mazarinades. Paris: Renouard, 1850-51, 3. v.

MORIN, Alfred. Catalogue descriptif de la Bibliothèque bleue de Troyes (Almanachs exclus). Genève: Droz, 1974.

OLIVERO, Isabelle. L’invention de la collection: de la diffusion de la littérature et des savoirs à la formation du citoyen au XIXe siècle. Paris: IMEC/Editions de la Maison des Sciences de l’Homme, 1999.

PALLIER, Denis. Recherches sur l’imprimerie à Paris pendant la Ligue (1585-1594). Genève: Droz, 1975.

PAREDES, Alonso Víctor de. Institución y origen del arte de la imprenta y reglas generales para los componedores, (c. 1680). Edición y prólogo de Jaime Moll. Nueva noticia editorial de Víctor Infantes. Madrid: Calembur, 2002.

PETRUCCI, Armando. Alle origini del libro moderno: Libri da banco, libri da bisaccia, libretti da mano. In: Libri, scrittura e pubblico nel Rinascimento: guida storica e critica. A cura di Armando Petrucci. Bari-Roma: Laterza, 1979.

PRATT, Aaron. Stab-Stitching and the status of early english playbook as literature. The library: The Transactions of the Bibliographical Society, v. 16, n. 3, Oxford, 2015.

RAYMONDS, Joad. Pamphlets and pamphleteering in Early Modern Britain. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

RICHARDSON, Brian. Print culture in Renaissance Italy: the editor and the vernacular text, 1470-1600. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

RICO, Francisco. Don Quijote. Madrid, 1604, en prensa. In: El Quijote: biografía de un libro, 1605-2005. Madrid: Biblioteca Nacional, 2005.

RODRÍGUEZ-MOÑINO, Antonio. Nuevo diccionario bibliográfico de pliegos sueltos poéticos (siglo XVI) [1970]. Edição corrigida e atualizada por Arthur L, F. Askins e Víctor Infantes. Madrid: Editorial Castalia, 1997.

SEGUIN, Jean-Pierre. L’information en France, de Louis XII à Henri II. Annales: Economies, Sociétés, Civilisations, n. 2, ano 23, Genève, Droz, 1968.

SPUFFORD, Margaret. Small books and pleasant histories: popular fiction and its readership in Seventeenth- Century England. Londres: Methuen, 1981.

STANHOPE, Philip Dormer (Earl of Chesterfield). Miscellaneous Works, v. 3, Dublin, 1777.

SUAREZ, Michael e WOUDHUYSEN, Henry (ed.). Half-sheet imposition. In: The Oxford companion to book. Oxford: Oxford University Press, 2010.

TROVATO, Paolo. ‘Con ogni diligenza corretto’: la stampa e le revisioni editoriali dei testi letterari italiani, Bolonha: Il Mulino, 1991.

University of Pennsylvania, Kislak Center for Special Collections, Rare Book Collection, FC6 M4562 A 649.

UTSCH, Ana. Rééditer Don Quichotte: matérialité du livre dans la France du XIXe siècle. Paris: Classiques Garnier, 2020.

Publicado

2022-06-13

Cómo citar

Chartier, R. (2022). Buscando os in-quarto: materialidade do livro e significado do texto. ArtCultura, 24(44), 9–22. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66574

Número

Sección

Dosier: Historia, libros y lecturas