Esboços tropicais do Brasil: arte e política antiescravagista britânica
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58643Palabras clave:
Brasiliana, Paul Harro-Harring, Instituto Moreira SallesResumen
Em 1840, o jornal The African Colonizer enviou o artista dinamarquês Paul Harro-Harring para o Rio de Janeiro. A viagem reverteu-se na série de pinturas intitulada Tropical sketches from Brazil. Autor de biografia controversa, Harro-Harring confeccionou um importante conjunto de obras que revelam aspectos do cotidiano da escravidão no litoral fluminense. O artigo busca compreender como os trabalhos de Esboços tropicais do Brasil estão relacionados às produções literária e polemista de Harring e às políticas antiescravistas britânicas, nos oferecendo condições de compreender o olhar anedótico, pontuado entre uma perspectiva lírica, o estranhamento e o registro documental. Para tanto, realizamos um levantamento documental e revisões biográficas desse artista pouco debatido, bem como, delineamos em qual projeto visual ele estava inserido.
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