Artes tradicionais do fazer: alimentos e patchwork em tramas

Autores/as

  • Mônica Chaves Abdala
  • Cristiane Aparecida Fernandes da Silva
  • Claude G. Papavero

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47243

Resumen

A proposta desta discussão é compreender aspectos da cultura e da sociedade brasileiras por meio de duas expressões tradicionais das artes do fazer, a culinária e a arte têxtil, unidas em telas de patchwork. Empreendeu-se uma investigação de cunho qualitativo para analisar telas da Exposição “Brasil, cheiros, temperos e sabores”, da 10ª Brazil Patchwork Show, realizada em 2016 em São Paulo. Identificou-se nessas obras a representação de alimentos provenientes de diferentes regiões do país. Tratava-se de alusões pictóricas a hábitos e costumes locais que subentendiam saberes e práticas culturais e possibilitavam identificar a riqueza simbólica do universo figurado. A diversidade dos aromas e sabores de gêneros comestíveis retratados confirmou, portanto, a hipótese inicial da relevância dos alimentos representados para compreender aspectos socioculturais do Brasil.

palavras-chave: alimento; arte; culturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Chaves Abdala

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Autora, entre outros livros, de Receita de mineiridade: a cozinha e a construção da imagem do mineiro. 2. ed. Uberlândia: Edufu, 2007.

Cristiane Aparecida Fernandes da Silva

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Claude G. Papavero

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2018-12-12

Cómo citar

Abdala, M. C., da Silva, C. A. F., & Papavero, C. G. (2018). Artes tradicionais do fazer: alimentos e patchwork em tramas. ArtCultura, 20(37), 95–111. https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47243

Número

Sección

Artículos