Artes tradicionais do fazer: alimentos e patchwork em tramas
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v20-n37-2018-47243Resumen
A proposta desta discussão é compreender aspectos da cultura e da sociedade brasileiras por meio de duas expressões tradicionais das artes do fazer, a culinária e a arte têxtil, unidas em telas de patchwork. Empreendeu-se uma investigação de cunho qualitativo para analisar telas da Exposição “Brasil, cheiros, temperos e sabores”, da 10ª Brazil Patchwork Show, realizada em 2016 em São Paulo. Identificou-se nessas obras a representação de alimentos provenientes de diferentes regiões do país. Tratava-se de alusões pictóricas a hábitos e costumes locais que subentendiam saberes e práticas culturais e possibilitavam identificar a riqueza simbólica do universo figurado. A diversidade dos aromas e sabores de gêneros comestíveis retratados confirmou, portanto, a hipótese inicial da relevância dos alimentos representados para compreender aspectos socioculturais do Brasil.
palavras-chave: alimento; arte; culturas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.