Disputas sobre a origem e o significado dos cometas: o que revelam do Iluminismo português?

Autores/as

  • Palmira Fontes da Costa
  • Hélio Pinto

DOI:

https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-10

Resumen

A interpretação dos cometas como sinais de adivinhação sofreu um declínio significativo durante o século XVII. No século posterior, e especialmente nos denominados centros europeus do conhecimento, esse tipo de interpretação foi banida da literatura científica e raramente aparecia em panfletos destinados a uma audiência de cariz popular. Em oposição, a literatura sobre cometas que recorria a uma origem sobrenatural e interpretação divina era ainda relevante em Portugal no século XVIII. Durante esse período, foram publicadas obras a favor dessa interpretação e outras com o propósito de as refutar. As disputas atingiram o auge em meados do século XVIII . Este artigo procura analisar os autores e argumentos envolvidos nessas controvérsias, levando em conta o contexto religioso, intelectual e social de Portugal à época. Tem como principal objectivo analisar o contributo dos debates sobre a origem de cometas para o entendimento da especificidade do Iluminismo português.

Palavras-chave: cometas; adivinhação; Iluminismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Palmira Fontes da Costa

Doutora em História da Ciência pela Universidade de Cambridge/Grã-Bretanha. Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Programa Doutoral em História, Filosofia, Patrimônio da Ciência e da Tecnologia (UNL)/Portugal. Autora do livro The singular and the making of knowledge at the Royal Society of London in the eighteenth century. Newcastle: Cambrige Scholars Publishing, 2009.

Hélio Pinto

Doutor em História da Ciência pela Universidade Nova de Lisboa(UNL)/Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT/UL).

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

da Costa, P. F., & Pinto, H. (2017). Disputas sobre a origem e o significado dos cometas: o que revelam do Iluminismo português?. ArtCultura, 19(35). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-10

Número

Sección

Dossiê: Cultura luso-brasileira