A commedia dell’arte: mito, profissão e arte

Autores/as

  • Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Resumen

O título deste texto quer sugerir o frágil ponto de equilíbrio em que se pode situar o fenômeno teatral historicamente determinado da commedia dell’arte. É sob a dinâmica da instabilidade, própria dessa experiência única do teatro ocidental, que trato a questão. Pretendo, dessa forma, contribuir para a atualização dos estudos da commedia dell’arte no Brasil, a partir das reflexões resultantes da grande estação de revisão de seus estudos, ocorrida na Itália entre as décadas de 1970 e 1980. A abordagem é de ordem histórica e historiográfica e compreende o fenômeno tomando por base eixos fundamentais, sem os quais a experiência se perde no tempo e no espaço, descaracterizandose. Perceber a commedia dell’arte sob essa ótica está longe, no entanto, de qualquer concessão a determinismos factuais; ao contrário, tal percepção permite observar e analisar a importância que a experiência traz para discussões da cena contemporânea.

Palavras-chave: história do espetáculo; revisão historiográfica; questões de tradução.

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Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

Publicado

2016-05-06

Cómo citar

Rabetti (Beti Rabetti), M. de L. (2016). A commedia dell’arte: mito, profissão e arte. ArtCultura, 16(29). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34252

Número

Sección

Dossiê: Palco & Página: História & Teatro