A commedia dell’arte: mito, profissão e arte
Resumen
O título deste texto quer sugerir o frágil ponto de equilíbrio em que se pode situar o fenômeno teatral historicamente determinado da commedia dell’arte. É sob a dinâmica da instabilidade, própria dessa experiência única do teatro ocidental, que trato a questão. Pretendo, dessa forma, contribuir para a atualização dos estudos da commedia dell’arte no Brasil, a partir das reflexões resultantes da grande estação de revisão de seus estudos, ocorrida na Itália entre as décadas de 1970 e 1980. A abordagem é de ordem histórica e historiográfica e compreende o fenômeno tomando por base eixos fundamentais, sem os quais a experiência se perde no tempo e no espaço, descaracterizandose. Perceber a commedia dell’arte sob essa ótica está longe, no entanto, de qualquer concessão a determinismos factuais; ao contrário, tal percepção permite observar e analisar a importância que a experiência traz para discussões da cena contemporânea.
Palavras-chave: história do espetáculo; revisão historiográfica; questões de tradução.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.